Instituto Xingu Sinop: ‘Cidades Culturais’ entrevista Anderson Maciel Ciriaco

Da Redação

O programa “Cidades Culturais” entrevista nesta quinta-feira (14.03), às 20hs (horário MT), o produtor cultural Anderson Maciel Ciriaco, presidente do Instituto Xingu Sinop. O Instituto Xingu é uma das entidades que participaram do projeto “Cidades Culturais”, executado pelo Mutirum Instituto da Cultura, um conjunto de mentorias ministradas pelo seu consultor, o advogado e produtor cultural Mario Olímpio.

Anderson Maciel vai falar sobre a importância do trabalho executado pelo Mutirum por meio do “Cidades Culturais” e os resultados agregados à sua entidade e ao seu trabalho.

“O Instituto Xingu representa uma proposta alternativa para a segmentação musical e artística em Sinop, abrigando estilos que normalmente não são tocados nos espaços locais, como o rock, blues, reggae e o rap”, explica Anderson Maciel. “A missão é a de agregar esses diferentes segmentos, proporcionando uma opção cultural diversificada e inclusiva para toda a população”, acrescenta.

“Com essa abordagem, o Xingu oferece uma experiência autêntica e enriquecedora para aqueles que buscam algo além do mainstream, contribuindo com o conhecimento e auxiliando a garantir a pluralidade cultural em Sinop”, agregou.

Segundo Mário Olímpio, o “Cidades Culturais” tem por objetivo desenvolver a qualificação e capacitação de agentes culturais privados por meio da formalização em OSCs (Organizações da Sociedade Civil) e a habilitação para a elaboração, captação de recursos, gestão e controle de projetos culturais.

O trabalho desenvolvido pelo Mutirum, conta com as fases de diagnóstico da situação que o projeto se encontra, análises de oportunidades, organização jurídica, mentoria de planejamento, captação de recursos, gestão de pessoas e prestação de contas, oportunizando que os trabalhadores das artes e da cultura se organizem formalmente, obedecendo as exigências legais e institucionais para acessarem projetos e convênios para implementarem suas ações e iniciativas no âmbito de suas atividades artísticas e culturais.

Anderson Maciel Ciriaco e o Instituto Xingu possuem em seu portfólio as seguintes atividades culturais: Festival Consciência Hip Hop (três edições), Grito Rock (dez edições) e há três anos produzindo semanalmente a agenda cultural do espaço Xingu Sinop, contando com atrações locais, regionais e nacionais como os DJs Dandan, Erick Jay, Kl Jay e do rapper Rashid.

Anderson Maciel é militante ativo da cultura desde 2004, quando ingressou na CUFA (Central Única das Favelas), instituição que liderou as atividades até 2010. Também atua no campo político da cultura, conduzindo fóruns locais de cultura; participando e sendo eleito delegado nas conferências de cultura. Foi conselheiro municipal e estadual de Cultura, além de defender as pautas culturais nos Conselhos Municipais de: Meio Ambiente, Saúde e Turismo.

A transmissão será às 20 horas (horário de MT) pela TV Mutirum, o canal do Mutirum Instituto da Cultura no YouTube, e sua página no Facebook, e pela TV 61, canal do portal Expresso 61, parceiro que compõe o Coletivo Mutirum de Comunicação. Posteriormente a entrevista será transmitida pela Rádio Web Sapicuá, que disponibilizará em podcast para mais de 250 rádios em Mato Grosso e nas faixas de divisa com Rondônia, Pará e Goiás.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *