Barra do Garças recebe o Papo PNAB para debater a cultura mato-grossense

Evento é gratuito e não precisa ter feito inscrição previamente

Da Redação

Na quarta-feira, dia 16, às 19h, Barra do Garças (MT) será o centro das atenções culturais com a realização do Papo PNAB – A importância da Política Nacional Aldir Blanc para o setor cultural de Mato Grosso. O evento ocorrerá na Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste (ALCARTES), localizada na Rua Simeão Arraya, 354, no bairro Cidade Velha.

O encontro reunirá artistas, coletivos culturais, gestores públicos e organizações culturais para discutir os impactos e as oportunidades proporcionadas pela Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). Essa política pública é considerada um marco no fomento à cultura brasileira, garantindo investimentos significativos em projetos artísticos e culturais em todo o país.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

Entre os participantes confirmados estão nomes de destaque no cenário cultural e político do estado, como Vannessa Jacarandá, coordenadora geral do Comitê de Cultura de Mato Grosso; Romulo Fraga, coordenador metodológico do Comitê de Cultura de Mato Grosso; Lígia Viana, representante do Ministério da Cultura (MinC) no Escritório de Mato Grosso; Divino Arbués, presidente da ALCARTES; Marinalva Marques, presidenta do Conselho Municipal de Política Cultural; José Roberto Ribeiro, secretário municipal de Cultura e Alex Matos, presidente da Câmara de Vereadores.

Romulo Fraga destacou o evento como um bate papo com os artistas locais. “Um dos trabalhos do Comitê de Cultura de Mato Grosso é estar realizando essas ações para chamar a atenção da comunidade local, da importância de participar, tanto do gestor público, de estar realizando esse trabalho, de lançar os editais, de estar fazendo as audiências públicas e também”, diz ele.

Romulo também ressalta que esses eventos são importantes para lembrar os municípios dos prazos dos editais. “Quando perde o prazo, os municípios acabam tendo que devolver esse recurso para o estado, e ele que acaba utilizando o recurso para fazer seus editais. Então é muito importante que os gestores públicos não percam os prazos e façam todos os procedimentos para utilização desses recursos”, finaliza ele.

A importância da PNAB

A Política Nacional Aldir Blanc tem sido uma ferramenta essencial para democratizar o acesso à cultura, apoiar agentes culturais e preservar o patrimônio cultural. Em Mato Grosso, a PNAB já destinou milhões em recursos para fomentar diversas áreas artísticas e culturais. Durante o evento, serão abordadas as formas como essa política impacta diretamente os trabalhadores da cultura e promove ações públicas por meio de editais e chamamentos.

O Papo PNAB reforça a importância da participação ativa dos diferentes atores culturais na construção de políticas públicas que valorizem a diversidade e fortaleçam a identidade cultural local. Com o lema “Cultura se constrói com participação, política pública e presença nos territórios”, o evento promete ser um marco para o setor cultural da região.

A entrada é gratuita, e todos os interessados estão convidados a participar dessa importante discussão sobre o futuro da cultura em Mato Grosso.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *