CIRCULA - PORTAL DO ARAGUAIA

O Circula Portal do Araguaia é um projeto de pesquisa, mapeamento, organização, formação, circulação e publicação da cultura nos municípios do Consórcio do Portal do Araguaia (CIDESAPA), como forma de contribuir para o posicionamento nas agendas das políticas públicas de cultura em nível regional, estadual e nacional.
Essas cidades têm em comum a identificação pelos valores humanísticos, voltados para a educação, meio ambiente, cultura, turismo, esporte e lazer que vocacionam a sua vida política e social para atividades que se manifestam por meio da tradição, da convivência com recursos naturais, do talento e da criatividade da sua gente. O consórcio reúne cidades com variedade e diversidade de expressões e manifestações culturais, tendo como referência máxima os rios Garças e Araguaia que guardam em suas ancestralidades incontáveis lendas, histórias, valores e vida natural, que valorizam a presença humana e estimulam o convívio harmônico e respeitoso. O cerrado, os pioneiros, as primeiras explorações minerais, o comércio, a agricultura e a pecuária, os territórios indígenas, tudo contribui para reforçar a diversidade e a transversalidade de manifestações que formam as identidades deste lugar.


A proposta dele ainda possibilita a elaboração de projetos com identidade local e alcance global, visando a captação de recursos humanos, financeiros e materiais, além de fortalecer a economia criativa, criando oportunidades, produzindo riquezas, distribuindo rendas, estimulando a cadeia produtiva da cultura e a transversalidade entre as políticas de educação, meio ambiente, turismo, esporte e lazer.
O projeto já passou por diversas cidades, trazendo programações socioculturais e educativas, como por exemplo oficinas de capoeira, feiras de artesanato, fóruns de cultura, rodas de leitura, aulas e apresentações de teatro, dança, shows e muito mais. Ele já passou por dez cidades, e tem como objetivo continuar se expandindo para alcançar ainda mais pessoas e dar destaque para as cidades mato-grossenses que muitas vezes não têm a oportunidade de receberem esses eventos.
Desta forma, as cidades irmãs se posicionam como centro irradiador da cultura, atraindo a atenção para a agenda humanística e estimulando as atividades da economia criativa, gerando riquezas e distribuindo rendas. Com a realização do projeto espera-se resolver o problema da desorganização e falta de integração regional, oferecendo ao público-alvo os benefícios da organização e padronização dos procedimentos, sendo possível refletir sobre ações integradas tendo como resultado concreto o plano plurianual de cultura, integrado entre as cidades do Consórcio, possibilitando ações conjuntas, como, por exemplo, um calendário articulado e integrado de eventos culturais regionais.

Newslatter

Deixe seu melhor e-mail e fique por dentro de nossas novidades 

Contatos e infos

fale conosco

Entre em contato conosco e faça parte do Instituto Mutirum

(65) 99277-9847

Copyright © 2024 – Todos direitos reservados Instituto Mutirum