O projeto Sempre Dalva é uma galeria virtual que nos transporta pela vida e obras da artista mato-grossense Dalva de Barros, dessa vez em meio virtual. Ele é fruto do edital “Conexão Mestres da Cultura” Marília Beatriz de Figueiredo Leite, lançado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso e promovido pela Lei Aldir Blanc. Ele também traz o acervo de diversos colecionadores. Seu objetivo é democratizar o acesso às obras de Dalva, mas também exibir documentários, entrevistas, podcasts e vídeos exclusivos sobre a artista. O produtor executivo e curador do projeto Sempre Dalva é Mário Olímpio.
Foi realizada uma longa entrevista com Dalva, e nela foi estimada cerca de 1200 obras produzidas em sua carreira. A maior parte delas foi contatada pelo telefone e respondeu a um pequeno questionário sobre quantas obras da artista tinham em seus acervos pessoais, quais eram as datas dessas obras e, se possível, nos enviaram uma foto da peça. A maioria deles colaborou e disponibilizou seus acervos. Ao todo, mais de 150 peças foram fotografadas por Fred Gustavos, tratadas e em seguida passadas para Dalva, em sessões de validação de informações catalográficas, com certificação de autoria, data de produção, dimensão e técnica. No fim, 136 obras integraram a primeira versão da galeria digital do projeto.
Acesse o a galeria virtual -> https://sempredalva.com.br/
Ao todo, o fotógrafo Fred Gustavos fotografou e catalogou mais de 150 peças que depois de tratadas foram mostradas uma a uma para Dalva em duas sessões de validação de informações catalográficas, como certificação da autoria, data de produção, dimensão e técnica e, ao final, 136 imagens de obras compõem esta primeira versão da Galeria Digital do projeto.
Por causa do Sempre Dalva, os apreciadores das artes plásticas, estudantes, professores, pesquisadores e colecionadores, quando buscarem Dalva de Barros nos sites de pesquisas, poderão encontrar um acervo básico e fundamental que permitirá conhecer um pouco dessa artista que já se situa entre os maiores nomes da história da arte mato-grossense.
Deixe seu melhor e-mail e fique por dentro de nossas novidades
Entre em contato conosco e faça parte do Instituto Mutirum
Copyright © 2024 – Todos direitos reservados Instituto Mutirum