Foi divulgado o resultado da primeira etapa, a de habilitação
A Fundação Nacional de Artes – Funarte anuncia, no dia 17 de novembro de 2023, sexta-feira, a a retomada da terceira edição do Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga, paralisada em 2022.
O edital, interrompido antes da divulgação do resultado preliminar da Etapa de Habilitação, será retomado, com as inscrições que foram realizadas entre 21 de junho e 19 de agosto de 2022 na Plataforma Prosas. A lista dos projetos habilitados e inabilitados pode ser acessada aqui.
O prazo para eventual interposição de recursos de Habilitação é de 20 a 22 de novembro de 2023. Acesse o formulário de recurso aqui.
O edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga tem como objetivo estimular a conservação e preservação de acervos fotográficos brasileiros, além de fomentar e difundir uma bibliografia básica sobre o tema, por meio do apoio a projetos que visem à produção de conhecimento no campo da conservação e preservação da fotografia. Serão contempladas seis propostas, com bolsas de R$ 45 mil cada, que tenham como produto final a elaboração de conteúdos em texto no formato da coleção da Funarte Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica – volumes 6 a 9 –, conforme especificado no edital, a partir dos seguintes módulos temáticos:
1) Conservação e restauração fotográfica no Brasil (duas bolsas);
2) Digitalização e preservação digital de acervos fotográficos no Brasil (duas bolsas);
3) Processos fotográficos históricos dos séculos XIX e XX (uma bolsa); e
4) Gestão da preservação de acervos fotográficos no Brasil (uma bolsa).
A expectativa é de que o resultados da fase de Seleção e o resultado final desse processo de seleção sejam divulgados ainda em 2023. As etapas podem ser acompanhadas nesta página.
A coleção Cadernos Técnicos de Conservação Fotográfica está disponível para download gratuito, por meio deste link.
Para mais informações e futuros resultados, acesse a página do edital, neste link.
Fonte: Funarte