Nesta terça-feira (25) os organizadores da 21ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso anunciaram a programação do evento, que ocorrerá no sábado (29) em Cuiabá, que neste ano leva o tom político às ruas e a conscientização sobre a importância do voto nas eleições municipais. O trajeto da passeata é novo, o último ponto da parada será na Orla do Porto II, com dois palcos de apresentações culturais como show da cantora Lexa e disputa de Ballroom, além de festa no Rancho Pub após as 23h.
A Diretoria da Associação da Parada anunciou que a concentração do evento será às 14h na Praça Ipiranga e deve sair às 17h para a Orla do Porto II (do lado esquerdo da Ponte Júlio Müller). Diversos artistas foram convidados, que serão recepcionados pela Rainha da Parada Luciene Neves, pelo padrinho Jan Moura e pela madrinha do evento Profª Rosa Neide.
Além da Rainha e do padrinho, o anúncio foi feito por Valdomiro Arruda (presidente do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual de Cuiabá) e demais membros da Associação da Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Mato Grosso (APOLGBTQIA+ MT) Weslley da Matta, Clovis Arantes e Daniel Vitor.
Entre as atrações também estão shows do Grupo Sasminina, Banda Calorosa, show das drag queens Sarah Mitch, Lorena Kempfer, Kiara Granada, disputas de hip hop, tudo isso nos dois palcos que serão montados. Além disso, na festa depois das 23h se apresentarão DJs membros da comunidade LGBTQIA+.
“Esse ano também a gente trouxe a novidade da cultura Ballroom, que está chegando hoje em Cuiabá, aqui já tem várias casas de Ballroom. Então esse ano essa novidade veio trazer para nós uma pauta que também é muito cara, que é falar sobre HIV/AIDS e ISTs, que para a gente é mais que saúde pública e a população LGBT carece muito desse debate”, disse Daniel Vitor.
A organização do evento também disponibilizará ônibus para levar o público ao local da festa, no Rancho Pub, além de hospedagem para os integrantes das caravanas do interior do estado que virão para a parada.
O tema deste ano será “Nada Sobre Nós, sem Nós” – Vote com Orgulho, que reflete uma demanda muito questionada pela população LGBTQIA+, que é a escolha de seus candidatos em cargos políticos.
“Nós sabemos que daqui a 2 meses teremos as eleições municipais e nós queremos que a parada faça uma incidência positiva sobre as pessoas para discutir a questão das nossas vidas quando o assunto é eleição, porque nós somos eleitores, também elegemos”, disse Clovis Arantes.
Clovis destacou que a população LGBTQIA+ tem poucos representantes e os que existem muitas vezes têm medo de se manifestar em defesa das pautas desta comunidade. A parada também contará com a presença de autoridades políticas locais e também de outros estados. Arantes disse que convidou todos os parlamentares do estado, inclusive os que votaram contra a criação do Conselho Estadual da Diversidade Sexual.
“Alguns deputados, por conta da afinidade com a pauta, já confirmaram presença e outros, ainda, nós sabemos que não confirmaram, mas virão. E também vamos ter parlamentares de outros estados […], por exemplo, vamos ter a Carla Ayres, que foi vereadora por dois mandatos em Florianópolis, mas que assumiu esta semana como deputada federal, então ela vem para a Parada para falar um pouco da importância da mulher lésbica na política. Vamos ter o presidente da UNE, vamos ter parlamentares de vários partidos”.
Fonte: Gazeta