CEM 01 do Guará é convidado para o VI Congresso Nacional das Equipes de Ajuda

Ajudem os alunos e professores do nosso querido GG comparecerem a este importante evento. Saiba como

Da Assessoria

O Centro de Ensino Médio 01 do Guará, o tradicional e querido antigo GG (Ginásio do Guará) foi convidado a participar do VI Congresso Nacional das Equipes de Ajuda. Este importante evento acontecerá Unicamp (Universidade de Campinas), em São Paulo, nos dias 25 e 26 de setembro próximos.

Serão apresentadas no congresso as ações realizadas pelas Equipes de Ajuda do país em suas escolas. “Será um momento de interação e de trocas de experiências, sendo também muito rico para formação dos estudantes que fazem parte das equipes, os quais serão mutiplicadores em suas escolas”, explica a professora Márcia Delgado, coordenadora pedagógica da escola e responsável pela Equipe de Ajuda do GG.

Equipe precisa de ajuda

“A nossa Equipe está empenhada para representar o Distrito Federal e compartilhar a nossa experiência e ações no evento. Contudo, o nosso maior empecilho é a falta de recursos para levarmos os estudantes e professores a São Paulo. Nossa meta é alcançar R$15.000,00 para transporte, acomodações e alimentação. Esse valor contemplará a ida de 12 estudantes e três professores”, acrescenta a professora Márcia.

Ela explica que as pessoas que puderem ajudar a Equipe podem procurar a escola. “Estamos abertos a patrocínios e incentivos para custear a nossa participação no congresso.  Contamos com a sua contribuição para a nossa causa”, afirma.

As pessoas interessadas em ajudar podem fazer contato com a professora Márcia (61.992540195 – marciadelg@gmail.com) ou com a professora Rita Rezende, que também atua no projeto (61.996359100 – ritinhademaria@gmail.com)

Saiba mais sobre o GG e o projeto

A Equipe de Ajuda do GG surge no contexto do projeto “VEM COMIGO! – Relacionamentos interpessoais, competências socioemocionais na escola, do bullying à convivência ética”, coordenado pelas professoras Márcia Delgado e Rita Rezende. Confira abaixo o relato delas:

BREVE RELATO

O que é o GG?

Somos uma escola pública com 1.100 alunos, aproximadamente, atuamos com 28 turmas no turno matutino e vespertino e 64 professores regentes. Inaugurada na década de 70, o Centro de Ensino Médio 01 GG do Guará ou o antigo Ginásio do Guará, é uma escola tradicional em nossa comunidade. A maioria da população do Guará já estudou aqui ou conhece alguém que concluiu seus estudos neste estabelecimento.

Atualmente, além de atender a comunidade local, o GG recebe alunos da Região Administrativa Estrutural e da Vila Santa Luzia, bairros da periferia do DF. A escola nunca foi considerada uma escola violenta, porém apresenta conflitos pontuais e possíveis casos de bullying que se potencializaram após a pandemia.

Temos uma boa estrutura física e excelentes profissionais, oferecemos a escola em tempo integral – EMTI, com esportes, teatro, música, gastronomia, como também o projeto CID, que visa desenvolver atividades esportivas para a comunidade, como ginástica, hidroginástica e natação.

Em 2017, fiz um curso para formação de professores de Convivência Ética pelo GEPEMUNICAMP/UNESP – (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral), e atuei como tutora de Equipe de Ajuda de uma escola particular. Vi a importância de compartilhar este conhecimento com os colegas da rede pública, principalmente, em nossa escola, que enfrentava problemas de convivência como agressões físicas, brigas constantes, diversos casos de depressão e automutilação, então montamos um grupo de estudo e surgiu o Projeto “Vem Comigo”.

Desse modo, começamos com oito professores, nos reuníamos uma vez ao mês para estudo e planejamento de ações com os alunos. Iniciamos com as Rodas de Conversa sobre bullying e Assembleias Escolares, que a princípio eram tímidas, mas que depois os problemas de relacionamentos interpessoais passaram a ser o foco das discussões.

Roda de conversa Bullying

Vimos que além de trabalhar as rodas de conversas com os estudantes, havia a necessidade de fazê-las com demais os segmentos da comunidade escolar. Vieram as rodas com os professores e funcionários, principalmente, durante a pandemia, e posteriormente com os pais.

Atualmente, temos roda de conversa com a equipe docente nas reuniões coletivas da escola com temas como bullying e comunicação não violenta, ou qualquer outro tema que seja necessário discutir e que objetive a melhoria do clima escolar. As rodas de conversas com pais começaram meio acanhadas, nosso objetivo é o de transformá-las em um hábito na escola. Ano passado tivemos três, mas nossa meta é a de termos pelo menos duas por semestre.

Roda de conversa temáticas com os pais e responsáveis.

Em 2023 tivemos a feliz junção do Projeto “Vem Comigo” com a Unidade Curricular Projeto de Vida para as turmas do primeiro semestre, que enfatizou a importância desse trabalho no desenvolvimento do projeto vital de cada estudante.

Trabalhando as competências socioemocionais – Roda de conversa “Expressão de Sentimentos”

O estudo dos “Valores Morais” foi realizado por meio de uma roda de conversa, na qual os estudantes fizeram um debate dos valores e contravalores existentes na convivência social da escola. O fechamento da atividade foi concretizado com a produção de cartazes, nos quais os alunos descreveram os valores vivenciados na escola.

Tivemos a aplicação do projeto “PAZ TRAZ PAZ”, em meio as ameaças de massacre nas redes sociais vimos a necessidade de trazer a reflexão de que se o ódio, medo e pânico podem ser propagados nas redes sociais, o amor, a paz e a empatia também. Nesse dia os professores vieram de branco, imbuídos no tema, houve a construção coletiva de um mural interativo, no qual todos puderam deixar sua mensagem de paz.

Projeto “PAZ TRAZ PAZ” desenvolvendo a Cultura de Paz na escola.
Mural interativo com mensagens de paz, em meio a ameaças de massacre nas escolas.
Professores e funcionários de branco engajados no Projeto “PAZ TRAZ PAZ”

Mais ações do Projeto “Vem Comigo” na escola, a campanha do “Setembro Amarelo”, o “Projeto de Vida Magfo” ajudando os estudantes em sua saúde mental e bem-estar.

Marcadores de páginas e chaveiros confeccionados pelos estudantes com o tema de conscientização sobre o Setembro Amarelo.
Dia da Saúde, apoio psicológico e emocional as estudantes.

Mas o marco do Projeto “Vem Comigo” foi a criação da nossa Equipe de Ajuda. A Equipe de Ajuda é um programa ligado ao SAI – (Sistema de Apoio entre Iguais), acompanhado pelo GEPEMUNICAMP/UNESP – (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Moral), que trabalha com a formação de alunos e alunas para o protagonismo estudantil com o objetivo favorecer a convivência positiva entre pares e com as pessoas que convivem no ambiente escolar. Os estudantes das Equipes de Ajuda são indicados pelos(as) próprios(as) colegas para representarem os valores socioemocionais desejados pela turma. A partir da seleção, que é escolhido passa por uma formação inicial em que estudam sobre valores, escuta ativa, comunicação não violenta e as diferentes fases da ajuda para situações de incivilidades, exclusão, bullying, cyberbullying ou outros conflitos que afetem negativamente os sujeitos da comunidade escolar.

As Equipes de Ajuda trabalham de forma individual, acolhendo e auxiliando estudantes que se sintam sozinhos, ou excluídos e quando observam situações que pareçam desafiadoras em sala de aula, encaminham aos tutores, sempre com o intuito de ser uma rede de apoio. Como também agem de forma coletiva, com atividades de interação para alunos com dificuldade de socialização, campanhas conscientização e sensibilização para o combate ao bullying, cyberbullying, e preconceitos às diversidades. Esta ação, portanto, está de acordo com as indicações das Leis brasileiras – Lei 13.185/2015 e Lei 14.811/2024 – que tratam do combate às violências e propõem que as escolas possam organizar em seus espaços “programas” que permitam a cultura da paz e a prevenção aos problemas de convivência que, em boa parte das vezes, permanecem escondidos aos olhos das autoridades das escolas.

Ações desenvolvidas pelas Equipes de Ajuda, foram a construção do mural interativo com o tema ANSIEDADE, proposto pela equipe; criação do Instagram da EA – @equipe.ajudagg, e do e-mail da EA – ggequipedeajuda@gmail.com; montagem das Caixas SOS, com o objetivo de ouvir os estudantes de forma anônima; disponibilização do Qrcode para avaliação diagnóstica de Bullying; divulgação da Roda de Conserva para os pais e estudantes com o tema ANSIEDADE; além da mensagem de apoio elaborada pela EA e oferecida aos estudantes que iriam fazer a prova de seleção da Universidade de Brasília o PAS. Este é o nosso objetivo de melhorar o clima escolar e desenvolver a cultura de paz na escola. O CEM01 do Guará – GG, atualmente, é a única escola pública do Distrito Federal que desenvolve o programa de Equipes de Ajuda.

Botton de Identificação dos membros da Equipe de Ajuda do CEM01 GG
Membros da Equipe de Ajuda do turno matutino 2024.
Brasão da Equipe de Ajuda CEM01 GG
Formação dos novos membros da Equipe de Ajuda GG
 Planejando novas ações da Equipe de Ajuda…
…e apresentação dos novos membros.
Mural interativo com o tema ANSIEDADE
Caixas SOS para relatos de possíveis casos de bullying de forma anônima…

…e canetas com mensagens de apoio aos colegas que fariam o PAS E ENEM.

Um comentário em “CEM 01 do Guará é convidado para o VI Congresso Nacional das Equipes de Ajuda”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?