Documentário sobre o multiartista Guto Lacaz retornou à plataforma de streaming Itaú Cultural Play

Filme Guto Lacaz: Um Olhar Iluminado, que explora os quase 50 anos de carreira do paulistano, volta em cartaz nesta quinta, dia 1 de agosto, na ocasião da estreia da exposição Guto Lacaz: cheque mate no prédio do Itaú Cultural

Ontem, quinta-feira, a plataforma de streaming Itaú Cultural Play recebeu o filme Guto Lacaz: Um Olhar Iluminado, com direção de Marcelo Machado. O documentário retorna ao catálogo — no qual esteve entre a estreia do longa, no final de 2022, e maio deste ano — na ocasião da abertura da mostra Guto Lacaz: cheque mate, que acontece no mesmo dia no prédio do Itaú Cultural, na Avenida Paulista.

O documentário investiga o processo criativo de Guto Lacaz, multiartista paulistano que ficou conhecido pelas suas instalações, performances e desenhos que subvertem os objetos do cotidiano, por meio de conversas gravadas entre 2020 e 2021. O enredo explora os quase 50 anos de trajetória de Guto, que começou a carreira na década de 70, enquanto ainda estava na faculdade. A produção tem apoio do Itaú Cultural e do ProAC. 

A IC Play pode ser acessada em www.itauculturalplay.com.br e nos aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS) e Chromecast. Agora também está disponível nas smart TVs da Samsung, LG e Apple TV.

Da fala à tela

Marcelo Machado, diretor de documentários como Ginga – Alma do Futebol Brasileiro e o premiado Tropicália, afirma que o filme sobre Guto Lacaz mergulha no universo complexo e divertido do artista com leveza e sobriedade. Sem recorrer a um formato biográfico e didático, o documentário apresenta ao público obras, histórias pessoais e visões de mundo de Lacaz, através de sua própria fala e de falas de admiradores de sua obra.

O longa parte do registro de conversas entre o artista e os designers e arquitetos Kiko Farkas e Rico Lins, idealizadores da produção e curadores da mostra, em passeios por sua casa e seu ateliê. Ao longo de bate-papos informais, eles vão construindo um retrato profundo e despretensioso de um dos maiores designers e artistas multimídia brasileiros, conhecido por obras desconcertantes e bem-humoradas e por misturar linguagens que vão do design industrial à cultura pop. 

“Em alguns momentos ele é arquiteto, em outros momentos é engenheiro e em outros é um designer, um desenhista”, ressalta Farkas no filme, em referência à diversidade da arte de Lacaz. “É a materialização de uma brincadeira de criança”, arremata. Para Lins, ele é um artista que pratica o design, o desenho e a ilustração. “Mas é um artista raro, porque tem humor”, observa ele. 

Embora conhecido por não gostar de falar sobre si, Guto Lacaz permite, no documentário, não só um passeio por sua casa e ateliê, como também fala sobre seus processos de criação. Uma de suas práticas é o que ele chama de convivência lúdica com os objetos, método de observação e concentração que o possibilita enxergar novos significados e disposições para objetos triviais. 

“Estudei para ser engenheiro eletrônico. Não deu certo. Apareceu esse negócio de ser artista. Falei: ‘nossa, curti essa’”, diz Guto Lacaz em um momento do documentário, no qual confessa que já errou muito durante seus experimentos artísticos, mas reconhece no erro um professor. Mesmo com timidez, admite: “sempre quis aparecer na fita de cinema.”

Sobre a exposição

A partir desta quinta, dia 1 de agosto, o Itaú Cultural, localizado na Avenida Paulista, recebe a exposição Guto Lacaz: cheque mate, que perpassa os quase 50 anos de carreira do artista paulistano. A mostra vai ocupar os três pisos expositivos do prédio do IC com cerca de 170 obras de Lacaz, três delas inéditas. Uma delas é Volare, instalação que reúne grandes cilindros transparentes, em pé, dentro dos quais um ventilador faz girar aletas sem sair do lugar, criando uma ilusão ótica

A curadoria é dos designers Kiko Farkas e Rico Lins, o desenho da expografia tem assinatura de Daniel Winik e a concepção, realização e projeto de acessibilidade são do Itaú Cultural. A mostra permanece em cartaz até 27 de outubro.

Da Assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?