Acessibilidade cultural é tema da 57ª Reunião de Ministros da Cultura do Mercosul

Márcia Rollemberg, secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, apresentou as ações do Brasil neste tema

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural, Márcia Rollemberg, representou o Ministério da Cultura (MinC), nesta quarta-feira (13), na 57ª Reunião Ordinária de Ministros da Cultura do Mercosul (RMC). Com o tema acessibilidade cultural, o encontro foi realizado em Montevidéu, no Uruguai, Presidente Pro Tempore do bloco. Entre as ações destacadas pelo Brasil está a definição de cotas da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), que descentraliza recursos da União para os entes federados investirem em projetos culturais. Na prática, os editais lançados por meio desse instrumento devem reservar 5% das vagas às pessoas com deficiência.

Márcia citou ainda a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV). Atualmente, mais de 24% dos 6.676 Pontos de Cultura cadastrados possuem ações voltadas a esse segmento da população. O Ministério da Cultura também estabeleceu parceria com o pontão temático de cultura para contribuir na mobilização de pautas relacionadas à acessibilidade cultural e à inclusão de agentes culturais com deficiência.

“O Uruguai trouxe, na sua presidência, uma pauta muito importante que foi a acessibilidade cultural. E o Brasil apresentou suas iniciativas, em especial as cotas para pessoas com deficiência na Política Nacional Aldir Blanc e o quanto a Rede Cultura Viva trabalha por esta causa”, explicou. “O Ministério da Cultura trabalha para consolidar um cenário cultural mais justo e representativo. É preciso fortalecer a presença das pessoas com deficiência como público e profissionais nos espaços culturais”, completou.

Reunião

Durante o encontro, os representantes das delegações refletiram sobre a situação atual da acessibilidade cultural na região e compartilharam boas práticas. A cultura foi destacada como essencial para um desenvolvimento social e econômico mais humano e inclusivo.

A reunião foi presidida pela diretora Nacional de Cultura do Uruguai, Mariana Wainstein. Participaram também Alan Beraud, embaixador da Argentina no Uruguai; a ministra secretária-executiva da Cultura do Paraguai, Adriana Ortiz, e a ministra das Culturas, Descolonização e Despatriarcalização da Bolívia, Esperanza Guevara.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Sobre o Mercosul Cultural

O Mercosul Cultural foi criado em 1998 para estimular o debate e o fortalecimento do bloco, posicionando a cultura como elemento fundamental da integração regional. Suas áreas de destaque são o intercâmbio de políticas culturais, o desenvolvimento de estudos, a integração de sistemas de informação e estatística, a promoção do intercâmbio técnico e artístico, a gestão do patrimônio cultural e a valorização da memória social e da diversidade cultural.

As reuniões ocorrem semestralmente. O Mercosul Cultural é composto por cinco Estados Partes: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela, e sete Estados Associados: Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru e Suriname.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *