Marcada por imagens reflexivas, autorretratos criativos e um varal de memórias, a exposição estará aberta no Sesc Arsenal, a partir das 19h desta terça-feira (19)
Imagens feitas pela fotógrafa Priscila Ribeiro em um lar de idosos de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, são carregadas de um novo olhar sobre o período da velhice, diante de uma sociedade que tende a privilegiar a juventude. As cenas poderão ser vistas na exposição “A Última Estação”, que será aberta no Sesc Arsenal nesta terça-feira (19), em Cuiabá.
“A Última Estação”
Marcada por imagens reflexivas, autorretratos criativos e um varal de memórias, a exposição estará aberta a partir das 19h desta terça-feira, na Galeria de Artes Visuais do Sesc.
A mostra envolve fotografias documentais e materiais produzidos após encontros entre idosos do Lar São Vicente de Paulo e do projeto Sesc Conviver, mediados por oficinas e atividades criativas.
Segundo a fotógrafa, a arte foi uma forma de criar laços afetivos e desenvolver uma nova visão sobre o envelhecimento, deixando de lado o estigma que a sociedade geralmente tem sobre essa fase da vida.
Para Priscila, a exposição é um testemunho silencioso e poderoso da resiliência e humanidade, que caracterizam o processo de envelhecimento. Assim, os visitantes serão convidados a repensar valores, prioridades e atitudes em relação aos idosos, além de se inspirarem em mudanças, diálogos e, acima de tudo, celebrar a “última estação da jornada humana”.
Aberta à visitação até o dia 2 de fevereiro de 2025, a exposição contará, ainda, com um “Varal de Lembranças”, onde serão apresentados os materiais artísticos produzidos pelos idosos nos encontros de grupos, incluindo fotografias e pinturas.
Além disso, uma campanha de arrecadação de fraldas também será realizada, para enviar os produtos ao lar de idosos em São Paulo.
Os horários de visitação da exposição serão os seguintes:
- de terça-feira a sábado, das 14h30 às 21h;
- aos domingos das 15h às 21h.
Fonte: Primeira Página