Em Brasília, ministra da Cultura participa de encontros com autoridades chinesas

Margareth Menezes esteve presente no jantar em homenagem ao presidente Xi Jinping e em evento sobre intercâmbio cultural entre Brasil e China

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou, na quarta-feira (20), em Brasília, de duas atividades com altas autoridades chinesas. Ela esteve presente no jantar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ofereceu ao presidente Xi Jinping, e no evento Intercâmbio Cultural Brasil – China.

No jantar, realizado no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores (MRE), o líder chinês foi recebido pelo presidente Lula e pela primeira-dama, Janja da Silva.

O cardápio combinou comidas típicas dos dois países.

Além da ministra da Cultura, o evento reuniu titulares de outras pastas: o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços,, Geraldo Alckmin; a vice-primeira-dama, Lu Alckmin; os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara, Arthur Lira; do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso; a ex-presidente da República e presidente do NBD (Novo Banco de Desenvolvimento), Dilma Rousseff; o assessor especial da Presidência, Celso Amorim; deputados e senadores.

Também nesta quarta, no Palácio da Alvorada, os dois países assinaram 37 atos internacionais nas áreas de agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura – três memorandos de entendimento sobre cooperação no campo do audiovisual e do cinema com o China Media Group, China Film Archive e a China Film Administration.

Intercâmbio

À tarde, ao lado do vice-presidente, Geraldo Alckmin, e do presidente e editor-chefe do China Media Group (CMG), Shen Haixiong, a ministra Margareth Menezes participou do evento Intercâmbio Cultural Brasil – China.

Na atividade, organizada pelo China Media Group (CMG), maior estatal de imprensa do país asiático, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC), foram comemorados os 50 anos de relações diplomáticas entre os dois países e lançada a 3ª temporada de Clássicos Citados por Xi Jinping, série que conta com a participação do presidente chinês.

Na ocasião, foram celebrados e renovados acordos com a EBC e outros órgãos e instituições brasileiras. A meta é possibilitar a produção e troca de produtos audiovisuais.

“Brasil e China vivem um dos melhores momentos de suas relações bilaterais. No audiovisual, estamos atingindo novos patamares. São cada vez mais frequentes nossas trocas culturais”, afirmou a ministra.

Também participaram da agenda a secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga; e os ministros Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República), Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República) e Ana Carla Machado Lopes (interina do Turismo) e o presidente da EBC, Jean Lima.

Do CMG, estiveram presentes ainda os diretores-gerais do Departamento de Relações Exteriores, Qi Zhuquan; de redação; Liang Jianzeng; do Centro de Notícias, Shen Yong; para a América Latina, Zhu Boying; para a Espanha, Yin Xiaotong; e os vice-diretores-gerais do Centro de Programação em Inglês, Liu Cong; do Departamento de Relações Exteriores, Hua Kai; e para a América Latina, Li Weilin.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *