Atividades do Escritório do Ministério da Cultura em MT; a música regional no Brasil e no mundo; música e ativismo social; um importante parlamentar da cultura; o Salão de Memórias LGBTQIAPN e uma nova associação de produtores culturais são os temas do programa que vai ao ar às 16h (horário de MT), pela TV Mutirum
Da Redação
A Oficina Territorial do Plano Nacional de Cultura – Mato Grosso, que acontecerá entre 28 e 29 de novembro, organizada pelo Escritório do Ministério da Cultura no Estado, será um dos temas do programa Almanaque Mutirum deste sábado (23.11), que vai ao ar, ao vivo, às 16h (horário de MT), pela TV Mutirum, o canal no YouTube do Mutirum Instituto da Cultura. A transmissão é simultânea com os canais TV 61 e Goiás Encanto & Prosa, sendo posteriormente retransmitido em podcast pela Rádio Web Sapicuá.
Confira o link da transmissão:
Para falar sobre a Oficina e outras atividades desenvolvidas pelo Escritório do Ministério da Cultura em Mato Grosso, convidamos a socióloga, professora e ativista cultural Lígia Viana, coordenadora do Escritório.
Lígia Viana, conhecida no Hip Hop como Red Snake, é ativista da cultura desde 2007, fundadora do coletivo Favelativa e Mulheres Hip Hop. É produtora cultural de diversos eventos ligados ao movimento hip hop e às artes em geral. No decorrer de sua construção, se reconheceu como poeta de slam, Grafiteira e educadora popular desenvolvendo ações em comunidades periféricas.
O cantor e compositor mato-grossense João Ormond é outro convidado do programa. Nascido em Alto Paraguai, Ormond reside atualmente em São Paulo, de onde projetou sua carreira nacionalmente e tem sido convidado para turnês internacionais. Vamos conversar com ele sobre sua atual fase e dos lançamentos e shows que tem empreendido.
Convidamos novamente um dos mais ativos e criativos artistas de Mato Grosso, o cantor, músico, arte-educador, ativista cultural e assistente social Anselmo Parabá também está em nosso elenco de entrevistados para falar sobre a startup Anjos da Lata, da qual é fundador. Anselmo teve sua participação no programa anterior por problemas técnicos.
Para falar da importância da cultura como política pública e cadeia produtiva na economia local, além de sua trajetória, convidamos o professor e escritor Alex Matos. Ele foi secretário de Cultura de Barra do Garças até meados deste ano, quando se desincompatibilizou para concorrer à Câmara de Vereadores da cidade. Eleito, vai exercer pela segunda vez o mandato.
Graduado em História, com especialização em Teoria da História e História Regional pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e mestrado em História Cultural pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Goiás, Alex atua como professor nos centros universitários UNIVAR. É membro da Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste.
Mato Grosso vai ganhar o Salão Memórias LGBTQIAPN+, que vem homenagear personalidade vivas e falecidas LGBTQIAPN+ dos municípios do Estado. Para falar sobre esta iniciativa, convidamos o professor e líder comunitário Sávio de Brito Costa, militantes das lutas pelos direitos da população LGBTQIAPN+. Ele é também coordenador pedagógico, diretor, gestor de projetos, assessor técnico educacional, gerente e gestor de OSC.
Uma nova associação de produtores culturais está surgindo em Cuiabá, inclusive com um novo ponto de cultura. Para falar sobre essa iniciativa convidamos o artista plástico, psicólogo e ativista cultural Victor Oliveira.