São Nicolau ficou orfão, herdou a fortuna da família e utilizou o dinheiro para ajudar os mais pobres.
Vestido de vermelho e com um saco de presentes à tira colo, o bom velhinho entra pelas chaminés das casas, come os doces deixados para ele e coloca os presentes para as crianças embaixo das árvores nas noites de Natal. Essa é a imagem que se tem do papai Noel atualmente, mas qual é sua origem?
São Nicolau que futuramente seria intitulado pelo povo como arcebispo de Mira, devido ao seu bom coração e suas ações de caridade, nasceu na segunda metade do século III, na cidade marítima e comercial de Patara, localizada na Ásia Menor.
Nascido em uma família nobre e muito católica, Nicolau tinha uma forte inclinação para o sacerdócio, já que foi educado na fé desde cedo. Ainda jovem, ficou orfão, herdando assim, a fortuna da família e utilizou o dinheiro para ajudar os mais pobres.
Influência de São Nicolau
É contado que um rico comerciante de Patara faliu. Sem dinheiro para o dote das 3 filhas, tomou a decisão de as entregar para a prostituição e assim sobreviverem. No entanto, São Nicolau ficou sabendo do plano e jogou três sacos cheios de moedas de ouro pela janela da casa, para que assim as moças conseguissem bons casamentos. O comerciante ficou sabendo quem foi seu benfeitor e o agradeceu, depois de um tempo recuperou sua fortuna e repetiu os atos de bondade de São Nicolau.
Além do rico comerciante, feiras francesas do século XII, inspiradas pelos atos de caridade do Santo resolveram distribuir doces no dia 6 dezembro como ato de caridade.
Papai Noel atualmente
Nos Estados Unidos, a forte influência católica e holandesa que carregava como tradição o Sinteklass, que significa São Nicolau, adotou o Santa Claus, uma variação do nome do Santo.
Já nos anos 30, a Coca-Cola que ainda era vista como uma bebida farmacêutica, um tônico para o cérebro e nervos, tinha uma queda de vendas durante o inverno. Para mudar isso o dirigente de publicidade da empresa, Archie Lee, contratou o artista Haddon Sundblom que criou a imagem do Papai Noel que conhecemos hoje.
Fonte: Primeira Página