MinC apoia preservação do Canal 100, ícone da memória audiovisual brasileira

Projeto prevê a recuperação de imagens icônicas do futebol brasileiro e a modernização do parque audiovisual da instituição até 2026

O Ministério da Cultura (MinC), por meio da Secretaria do Audiovisual (SAV), participou do lançamento do projeto Cinemateca Brasileira – Preservação de Acervo Audiovisual e Atualização Tecnológica, realizado nesta quarta-feira (27), na sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. O projeto, que conta com apoio da Lei Rouanet, tem objetivo de preservar, digitalizar e divulgar o acervo do Canal 100, criado pelo cineasta Carlos Niemeyer em 1957 e considerado o mais importante cinejornal do futebol brasileiro, além de modernizar o parque audiovisual da instituição.

A cerimônia de lançamento, que reuniu autoridades, profissionais do setor e representantes de empresas patrocinadoras, incluiu uma apresentação detalhada das etapas do projeto e a exibição de trechos icônicos do Canal 100. Com registros que vão de 1957 a 1986, o cinejornal eternizou momentos memoráveis do esporte, além de traçar um panorama social e cultural do Brasil durante o século 20.

A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento da memória cultural brasileira: “O Canal 100 é mais do que um registro do nosso futebol. Ele é uma janela para a história e a cultura do Brasil. Apoiamos este projeto porque acreditamos na preservação do nosso patrimônio audiovisual como uma ponte para as futuras gerações”, afirmou.

O material inclui imagens em cores e em preto e branco, além de negativos originais de som e imagem. Apesar de seu valor histórico inestimável, apenas uma pequena parte da coleção foi digitalizada até o momento. O projeto conta com apoio de patrocinadores como o Instituto Cultural Vale, Shell e Itaú.

Entre as ações previstas estão a duplicação fotoquímica de centenas de rolos de filme, a digitalização de 30 horas de cinejornais e a modernização dos equipamentos de preservação e acesso ao conteúdo, que será estará disponível no Banco de Conteúdos Culturais da Cinemateca.

Para 2026, ano da próxima Copa do Mundo, o projeto prevê uma mostra itinerante com filmes do acervo do Canal 100, levando imagens icônicas e histórias marcantes para diferentes regiões do Brasil. Essa programação reforça o compromisso do MinC em democratizar o acesso ao patrimônio cultural e fomentar o diálogo entre memória e identidade nacional.

Com ações concretas de preservação e difusão, o projeto simboliza a relevância da Cinemateca Brasileira e do MinC no fortalecimento da cultura nacional e na preservação de sua história.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *