Projeto promove a conservação da memória, visibilidade e luta pelos direitos da população LGBTQIAPN+ no estado
Da Redação
O Salão Memórias LGBTQIAPN+, promovido pelo Instituto Social Jejé de Oyá (ISJO), é um projeto que surgiu da preocupação do instituto ao notar as dificuldades enfrentadas pela população LGBTQIAPN+ no acesso a direitos básicos, como saúde, educação e trabalho. O projeto foi criado para preservar as histórias, conquistas e lutas dessa comunidade.
Segundo o presidente do Instituto Social Jejé de Oyá (ISJO), Sávio de Brito Costa, o primeiro passo para a criação do projeto foi o desenvolvimento de uma minuta detalhada, que foi apresentada e aprovada pela diretoria do ISJO. Após a aprovação, um grupo de voluntários revisou e adaptou o projeto para que ele pudesse melhor se adequar à linguagem, aos direitos e às culturas dessa população. Ele foi finalizado e aprovado pelo Museu da Pessoa de São Paulo, em setembro de 2024, como Núcleo de Memórias. Além disso, foi firmada uma parceria com o Núcleo de Antropologia e Saberes Plurais (NAPLUS) da UFMT.
O projeto se inspira em figuras marcantes da comunidade LGBTQIAPN+, como Jejé de Oyá, Liu Arruda e Adir Sodré, e também em histórias anônimas que mostram a força e a resiliência dessa população no Mato Grosso. O projeto atua em diversas frentes, e, de acordo com Sávio, “é uma plataforma dinâmica que reúne, preserva e promove materiais históricos, biográficos e culturais das múltiplas vivências LGBTQIAPN+”.
Confira algumas das frentes em que o Salão Memórias LGBTQIAPN+ atua:
Acervo Virtual e Físico
O acervo virtual será disponibilizado na plataforma do Museu da Pessoa de São Paulo, com histórias de vida já gravadas e organizadas. O acervo físico funcionará nas dependências do ISJO, oferecendo ao público um espaço tangível para interagir com documentos, objetos, fotografias e outros registros significativos.
Educação e Conscientização
O projeto não apenas preserva memórias, mas também promove debates sobre diversidade e inclusão, ajudando a sensibilizar a sociedade sobre as contribuições da comunidade LGBTQIAPN+ na construção de uma sociedade mais justa.
Engajamento Comunitário
O Salão Memórias busca a participação ativa da sociedade mato-grossense, convidando indivíduos, organizações e instituições a contribuir com relatos, documentos e objetos que ajudem a enriquecer o acervo.
Para participar do Salão Memórias LGBTQIAPN+, basta entrar em contato através do e-mail isjo@institutosocialjejedeoya.org.br ou entrar no grupo de WhatsApp pelo link https://chat.whatsapp.com/BhaZuaUl5ScEUQpsIzwPb3.
2 comentários em “Salão Memórias LGBTQIAPN+ de Mato Grosso sensibiliza e engaja a sociedade sobre comunidade”
Muito importante para fortalecer a memória e reafirmar nossa resistência histórica, Parabéns !