Evento termina nesta quinta (19) e segue para Pontal do Araguaia
Da Redação
Ontem, quarta-feira (18), aconteceu mais um dia cheio de ações do projeto FORMACULTURA, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Portal do Araguaia. A execução é em parceria com o Mutirum Instituto da Cultura e as prefeituras de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Araguaiana, e seguirá acontecendo até março do ano que vem.
Com exposição de artesanato das associações Mãos do Araguaia e Mãos Criativas, oficina de inicialização musical, oficina de formação de cultura pop e comédia, reunião de mentoria voltado para crianças, ensaios abertos de teatro e reunião com artistas e produtores culturais, o FORMACULTURA segue para o seu último dia, que acontece hoje, em Barra do Garças.

Yrla Braga, humorista de stand up e atriz, acredita que esse é um momento muito importante para a comédia e cultura pop de Barra do Garças. “As pessoas acham que stand up é só chegar no palco e sair falando, e não é assim, então toda essa construção da piada, a importância da comédia, da parte até social, os benefícios que a comédia traz, e também da cultura pop, que eu faço parte da construção desse movimento aqui na nossa cidade, tudo isso a gente está querendo reforçar, construir, alinhar melhor, para ter eventos maiores e que as pessoas possam participar ainda mais”, diz Yrla.
Rodrigo Elias, produtor cultural no segmento de cultura pop e que participou da mentoria, enfatizou a importância do trabalho feito pelo projeto. “Nós aprendemos muito, esclarecemos muitas dúvidas, e encontramos um norte de como nós podemos proceder para melhorar a cultura pop aqui de Barra do Garças, não só os eventos, mas ampliar horizontes dentro da cultura pop, com a criação de oficinas, programas, e que com essa orientação com o Mário a gente teve esse norte”, explica ele.
Outro que concorda com a importância das ações realizadas pela mentoria é Jean Esteves, artista plástico. Segundo ele, o projeto “veio em um momento ideal, final de ano, nada mais justo do que reunir todos os artistas na Academia de Letras. É muito importante essa interação cultural, é cada um contribuindo com o que mais se entende, com a sua expertise”.

A formação também atraiu moradores de fora de Barra do Garças, como é o caso do jornalista José Bonfim. Ele está passando férias na cidade, e acredita que o FORMACULTURA é uma grande oportunidade. “É muito bacana, fiquei sabendo da formação, vim, acabei de sair e fiquei muito feliz com o resultado, uma grande oportunidade você trazer debates como esses, formações como essas, para todos os ambientes e todos os espaços”, explica José.
O FORMACULTURA segue acontecendo até março de 2025, nas cidades de Barra do Garça, Pontal do Araguaia e Araguaiana. Para saber mais sobre a programação e os participantes das oficinas e exposições, acesse o site e as redes sociais do Mutirum Instituto de Cultura.

Sobre o projeto
O FORMACULTURA objetiva promover o fortalecimento das políticas públicas de cultura na região do Portal do Araguaia, integrando mapeamento, organização, formação e difusão cultural, com ênfase na valorização da identidade regional e na economia criativa.
Nesta primeira etapa o projeto vai capacitar gestores e agentes culturais para planejamento e gestão cultural. Para tanto, serão realizadas oficinas, workshops e mentorias sobre elaboração de projetos, captação de recursos e economia criativa e sobre o processo produtivo da cultura nos municípios, envolvendo artistas e agentes culturais, além de gestores de organizações da sociedade civil.
Outras atividades de formação como ensaios abertos e laboratórios de artesanato, canto coral, música, artes visuais, teatro e literatura, dança e outros segmentos acontecerão na sede da Academia de Letras de Barra do Garças ao longo da semana que vem.