Mato Grosso é repleto de atletas e ex-atletas que comprovam que o Estado também tem talentos em diferentes modalidades esportivas ao ganharem notoriedade em competições pelo Brasil e mundo. Elencamos alguns nomes que já romperam fronteiras, recordes pessoais ou, em suas respectivas modalidades, inspiram as próximas gerações. (Parte 01). Confira a lista!
O cuiabano Felipe Leonardo conquistou ouro no Campeonato Europeu De Jiu-Jitsu, realizado em Roma, na Itália, em 2024. Ele começou a treinar no projeto social Jiu-Jitsu Rotam, que é atendido pelo programa Pontos de Esporte e Lazer da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). Apontado como jovem promissor no esporte, tem conquistado a atenção por suas habilidades nos treinos entre outros Estados do Brasil e exterior.
A jornalista e advogada Luciane Mildenberger, 50 anos, é maratonista e triatleta. Ela reside em Mato Grosso há muitos anos e completou em 2024 a “mandala six majors”, que é formada por seis corridas da World Marathon Majors, sendo elas, a de Boston (EUA), Nova York (EUA), Berlim (ALE), Chicago (EUA), Londres (RUN) e Tóquio (JAP). As provas são de 42,195 km e oferecem vagas para amadores e profissionais, separados em pelotões, de acordo com velocidade de cada grupo. Com estilo de vida leve e saudável, inspirando muita gente, Luciane compartilha um pouco sobre sua vida e o esporte no Instagram.
David Moura é um atleta consolidado no judô brasileiro e, apesar de ter parado de competir, fez história enquanto vice-campeão mundial em 2017, além de medalhista de ouro nos Jogos Pan Americanos de 2015 e no Campeonato Pan-Americano de Judô do mesmo ano. Moura também já foi líder no ranking mundial de sua categoria de peso e, atualmente, apoia projetos de diferentes frentes, inclusive como atual Secretário de Cultura Esporte e Lazer de Mato Grosso, além de Presidente Instituto Reação Olímpico.
Ana Carolina, também conhecida como Carol, é uma das atletas de destaque do goalball brasileiro. Enquanto bicampeã dos Jogos Parapan-Americanos, em Toronto 2015 e Lima 2019, e medalhista de bronze em Santiago 2023, ela também praticou natação quando estudou no Instituto Benjamin Constant, no Rio de Janeiro, mas é no goalball que ganha maior notoriedade e também revela ser sua vocação esportiva.
Fonte: Cuiabá Tem