Acordo entre entidades do samba do Brasil e da França enriquece cultura do carnaval no mundo

Em Paris, MinC participou de celebração de acordo de cooperação que antecede 200 anos de relações diplomáticas entre os dois países

Às vésperas da celebração dos 200 anos de relações diplomáticas entre Brasil e França, o Ministério da Cultura (MinC) participou da solenidade que resultou na assinatura do Acordo de Cooperação entre a Federação Nacional das Escolas de Samba do Brasil (Fenasamba) e a Federation du Carnaval Tropical de Paris (FCTP), na Assembleia Nacional da França, na quinta-feira (12). O objetivo do acordo é promover e desenvolver atividades relacionadas ao carnaval, troca de boas práticas e organização de eventos conjuntos para enriquecer a experiência dos participantes e expectadores.

Yuri Lima, assessor da Secretaria Executiva e coordenador do Grupo de Trabalho do Carnaval no âmbito do Ministério representou a Pasta.

“Foi um passo importante para o intercâmbio internacional do Carnaval. Precisamos valorizar os agentes culturais brasileiros que são verdadeiros embaixadores da nossa cultura no exterior. Ganha o Brasil e o povo brasileiro com iniciativas como esta”.

Kaxitu Campos, presidente da Fenasamba, ressaltou a importância da cooperação entre as nações. “O encontro com os membros do carnaval francês é muito importante para essa cooperação entre a América do Sul e a Europa. Nós em termos de carnaval temos muito a mostrar para o mundo e é uma forma de colocarmos num patamar importante o samba e o carnaval brasileiro. A presença do Ministério da Cultura, por meio do Yuri Soares, foi um fato marcante, o reconhecimento do governo brasileiro, da importância do carnaval e da escola de samba dentro do nosso cenário, da cultura brasileira, foi um momento histórico”.

Segundo o diretor de relações internacionais da Fenasamba, Esdras Ribeiro, um dos desdobramentos será o desfile da Escola de Samba do Brasil em Paris, em julho de 2025, por ocasião do desfile do Carnaval Tropical da França, que inclui quase todos os países da América Latina e do Caribe.

O presidente da Federação do Carnaval Tropical de Paris, Thierry Lacroix, destacou que apesar do tradicional Carnaval Tropical da França, realizado em Paris todos os anos, o país quer aprender com o Brasil, que é uma potência nesse setor.

O MinC tem um grupo de trabalho (GT) com organizadores de carnaval de diferentes estados. O objetivo é desenvolver ações e projetos voltados à rede criativa do Carnaval e elaborar diretrizes para incorporar um plano nacional sobre o tema.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *