Comitiva foi contemplada na Bolsa Brasil Conexões Internacionais
Uma comitiva de artistas brasileiras/os participa da Platea – Semana dos Programadores, do Festival Internacional Teatro a Mil, de Santiago, no Chile, de 14 a 19 de janeiro. São 20 artistas, contempladas/os no Módulo 2 do edital Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024. A diretora de Difusão da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Aline Vila Real, e o diretor de Artes Cênicas, Rui Moreira, também integram a comitiva brasileira no evento, com uma agenda de atividades para fortalecer as conexões institucionais e artísticas.
A Platea – Semana dos Programadores do festival chileno reúne criadores latino-americanos com curadores, produtores e gestores culturais de todo o mundo, com uma programação composta por obras, paineis de conversa, visitas a espaços de criação, showcases e pitch sessions, dentre outras atividades, para promover residências artísticas, circulação de obras, produções e coproduções.
A Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024 é mais um mecanismo do projeto Funarte Brasil Conexões Internacionais, que busca conectar agentes artísticos brasileiros e de outros territórios culturais em ações que promovam o diálogo intercultural, a cooperação, a coprodução, o intercâmbio e a colaboração mútuas, fortalecendo a presença das artes brasileiras nos diversos circuitos internacionais.
CONHEÇA A COMITIVA BRASIL NO CHILE
Antonio Araujo
São Paulo (SP) – Sudeste
Teatro
Diretor artístico do Teatro da Vertigem e professor no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação (PPGAC) da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Ganhador do prêmio Golden Medal de Melhor Espetáculo para a peça “BR-3”, na Quadrienal de Praga, 2011. Foi co-curador do Próximo Ato – Encontro Internacional de Teatro Contemporâneo; do Rumos Teatro e do Encontro Mundial de Artes Cênicas (ECUM). Em 2024, dirigiu o espetáculo “Agropeça”, ganhador do prêmio Shell de melhor direção e melhor cenografia.
Bia Junqueira
Rio de Janeiro (RJ) – Sudeste
Teatro
Artista, curadora, diretora artística, cenógrafa e diretora de arte, atua como produtora cultural na direção e realização de Festivais de Artes Cênicas. Premiada pelo conjunto de suas obras realizadas em 2016 pela APTR e Fundação Cesgranrio. Representou o Brasil nas últimas Quadrienais de Praga (2015 e 2019). Fundadora, diretora e curadora do Riocenacontemporânea – Festival Internacional de Artes Cênicas do Rio de Janeiro (1996 – 2008); e do TEMPO_FESTIVAL (desde 2009). Foi jurada do Prêmio Shell de Teatro, por sete anos, e integrou, de 2013 a 2015, o júri internacional do Divine Komedy International Festival, em Cracóvia, na Polônia.
Bruce Macedo
Santarém (PA) – Norte
Teatro
Bruce tem mais de 25 anos dedicados à docência, projetos artísticos, pesquisas e trabalhos em diferentes cidades, em comunidades tradicionais dos rios Tapajós, Amazonas, Arapiuns, Xingu, Surubiú e Maratauíra. Professor da Universidade Federal do Pará e na Universidade Federal do Oeste do Pará, com atividades formativas em artes junto a alunos e comunidades ribeirinhas. Ministra aulas no curso de Cenografia da Escola de Teatro e Dança da UFPA. Suas produções artísticas já o levaram à Portugal (Porto e Lisboa), Itália (Bolonha, Florença, Rimini, Roma e Veneza), Alemanha (Krausnick – Tropical Island) e Quadrienal de Praga.
Carin Louro
Londrina (PR) – Sul
Teatro
Artista da cena, pesquisadora, tradutora, curadora e produtora cultural. Pesquisadora de Pós-Doutorado sobre a cena latino-americana contemporânea, junto ao Programa de Pós-Graduação em Letras, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Desde 2020, desenvolve parcerias artísticas e acadêmicas com projetos como Laboratório Internacional Traspasos Escénicos, da Universidad de Las Artes – ISA (Cuba), e Laboratorio Permanente de Danza Contemporánea y Composición Coreográfica, da Universidad de Cuenca (Equador). Organizou o projeto “Poéticas Latinas”, que promoveu intercâmbios entre artistas brasileiros e de outros países da América Latina.
Cleber Ferreira
Manaus (AM) – Norte
Teatro
Ator, professor e produtor cultural. Membro da Cia. Vitória Régia. Pedagogo e mestre em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com especialização em Gestão e Produção Cultural, formando do curso de licenciatura em Teatro, pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Como Presidente da Federação de Teatro do Amazonas – FETAM (gestão até março de 2026), foi coordenador geral do Festival de Teatro da Amazônia em 2023 e diretor artístico da edição de 2024. Atuou como convidado nas rodadas de negócios e conexões do Festival de Curitiba/PR e do Festival Internacional de Teatro de Belo Horizonte/MG – FIT/BH (2024).
Felipe de Assis
Salvador (BA) – Nordeste
Teatro
Felipe de Assis é artista da cena, gestor, pesquisador e curador. Doutorando e Mestre em Artes Cênicas pelo PPGAC – UFBA (2015). É co-criador do Festival Internacional de Artes Cênicas da Bahia (FIAC Bahia), no qual atua como coordenador geral e curador desde 2008. Colaborou como curador independente em projetos como o Programa Rumos Itaú Cultural, Edital Oi Futuro, MITbr – curadoria vinculada à Mostra Internacional de São Paulo, MEXE (Portugal), FNT Guaramiranga. É membro do Núcleo dos Festivais Internacionais de Artes Cênicas do Brasil, da Rede de Festivais de Teatro do Brasil e do Colectivo Utópico.
Flávys Guimarães
Goiânia (GO) – Centro-Oeste
Dança
É afrodescendente, diaspórica, ativista e performer. Formada no curso de Licenciatura em Dança pelo Instituto Federal de Goiás, é dançarina, artista visual multi-indisciplinada, pesquisadora das danças urbanas/populares, produtora cultural e cineasta. Atua no Coletivo GangArt. Mother na Kiki House of A’Trois e ARTvista pelas causas pretes e LGBTQIA+ desde 2013. Fundadora da produtora audiovisual Nós por Nós no Estado de Goiás, iniciada em fevereiro de 2020. É produtora do RUMOS, espaço independente, indisciplinado e itinerante de artes visuais.
Francisco Pellé
Teresina (PI) – Nordeste
Teatro
Francisco Pellé é ator, curador e programador, com contribuição ao teatro lusófono por meio do Festluso (Festival de Teatro Lusófono), realizado pelo Grupo Harém de Teatro, desde 2008, na cidade de Teresina e também com edições em Salvador, São Luís e Brasília. É membro fundador da Rede Pavio – Rede de Grupos de Teatro de Ação Continuada do Nordeste. Por meio de sua experiência no Festluso, trabalha o entendimento das dinâmicas culturais e artísticas dos países lusófonos.
Karen Acioly
Rio de Janeiro (RJ) – Sudeste
Teatro
Diretora, curadora, dramaturga, roteirista, pesquisadora, professora, expert em artes multidisciplinares criativas. Autora de roteiros, libretos, textos teatrais e livros infantis. Doutoranda, Mestra em Educação (UFF), em Mídias Digitais (UFRJ) e Maîtrise em Études Théâtrales (Sorbonne Nouvelle Paris 3). É curadora do Mini Festival de Música; membro fundador da Fibra – Rede de Festivais Internacionais Brasileiros para crianças e jovens; membro da Rede de Festivais Internacionais das Artes da Cena e Fundadora e articuladora do Grupo Nacional Cultura Infância. Inventora, curadora e diretora geral do FIL – Festival Internacional Intercâmbio de Linguagens.
Katia Brito
Rio de Janeiro (RJ) – Sudeste
Teatro
Encenadora, atriz, produtora, professora e pesquisadora das artes da cena. Doutoranda em Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da USP, mestre em Artes Cênicas pela UFRJ, bacharel em Teatro pela Escola de Comunicações e Artes da USP. Seu projeto “Como Nascem As Estrelas” realizou cerca de 150 apresentações, 50 oficinas e 20 palestras, e representou o Brasil no Festival Iberoamericano de Teatro para Niños y Jóvenes no México, a convite da Funarte e da OEI, e representou o Brasil na Mostra do Brasil em Portugal (2012). Sua palestra-performance “Corpo Atuado” já foi apresentada no Peru, México, Portugal e Brasil.
Kleber Damaso
Goiânia (GO) – Centro-Oeste
Dança
Artista, pesquisador, professor e jardineiro. Bacharel e licenciado em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), doutor em Artes Cênicas pela Universidade de Brasília (UNB) e mestre em História Cultural pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professor dos Cursos de Artes Cênicas, Dança e Direção de Arte pela mesma Universidade. Em 2014, recebeu a Comenda de Destaque Cultural do Governo do Estado de Goiás pela consolidação do programa de Residências Transestéticas Conexão Samambaia e pela coordenação do projeto Manga de Vento – Mostra Expandida de Dança.
Lisete Farias
Marechal Deodoro (AL) – Nordeste
Circo
Artista docente multidisciplinar, desenvolve produções, projetos pedagógicos e espetáculos desde 2003. Estudou Filosofia na Universidade Federal de Alagoas e é graduanda em Artes Visuais pela Universidade Estácio. Participou de festivais espetáculos em países como Brasil, México, Cuba, Guatemala, Puerto Rico, Venezuela, Colômbia, Panamá, República Dominicana, Costa Rica, Peru, El Salvador e Itália. Fundadora, coordenadora e instrutora da Escena Circo por meio do qual, desde 2012, realiza trabalhos de circo social no Panamá, Brasil e outros países da América Latina. É secretária geral e membro da Rede Centro-Americana e Caribenha de Circo Social (Aredcife – 2015 a 2020).
Marcelo Bones
Belo Horizonte (MG) – Sudeste
Teatro
Agrega à trajetória artística, atividades de gestão pública. Em 2013, fundou a Rede Eurolatinoamericana de Artes Escénicas (Redelae). Foi diretor de Artes Cênicas da Funarte, o primeiro representante do Brasil no Programa Ibercena, consultor do Ministério da Cultura para a formulação da Política Nacional das Artes e no Grupo de Inteligência de Mercado para o MICBR – Mercado das Indústrias Criativas do Brasil. Diretor executivo da Platô – Plataforma de Internacionalização do Teatro. Idealizador e coordenador do Observatório dos Festivais. Fundador e conselheiro nacional do Redemoinho. Fundador e articulador da Rede Brasileira de Teatro de Rua.
Marina Ferreira
São Paulo (SP) – Sudeste
Circo
Produtora cultural à frente da Eu.Circ Produções Artísticas, com experiência em elaboração, gestão e execução de projetos artísticos de circo. Iniciou carreira em 2004, com o Circo Zanni (SP), e integrou a equipe de produção da primeira vinda do Cirque du Soleil ao Brasil (2006). Em 2014, fundou a produtora Eu.Circ e, a partir de 2015, participou de diversos festivais de circo do país. Desde 2022, é produtora da Palhaça Rubra (Lu Lopes) e, desde 2019, produz artistas e grupos de fora do Brasil. Promove atividades formativas, intercâmbios e propostas pedagógicas como o FiCiCo (Formação Integral de Circo Contemporâneo), do Proyecto Migra (São Paulo, Recife e Belo Horizonte).
Maurício Lima
Rio de Janeiro (RJ) – Sudeste
Teatro
Ator e performer formado pela Escola de Teatro Martins Pena e curso de Teoria da Dança, UFRJ. É professor do curso técnico de formação de atores da Escola SESC de Artes Dramáticas – ESAD. É diretor artístico e curador do Festival às Escuras. Criou a obra transdisciplinar Museu dos Meninos – obra-museu. O projeto virtual Arqueologias do Futuro é composto por uma performance remota e uma série de visitas guiadas online ao acervo virtual do Museu dos Meninos e integra a exposição coletiva Casa Carioca, no Mar. Integra a Cia Teatro de Extremos, o coletivo de intervenção urbana Líquida Ação e o Núcleo de Radiodramaturgia EBC. É um dos fundadores do grupo de teatro Favela.
Pedro Silva
São Paulo (SP) – Sudeste
Teatro
Integra o grupo Teatro da Neura, em Suzano (SP), e é co-fundador da WeDo! e da Cubo Cultural. Como produtor executivo, assina: 9ª Mostra de Referências Teatrais de Suzano (2013), Mostra de Cenas Curtas de Suzano (2014-2016), Mostra de e-Teatro (2020), Prêmio WeDo! de e-Teatro (2021) e Mostra de Teatro Online para a Infância (2021). É gestor do CEU Taipas. Produziu o espetáculo “E.L.A”. Desde 2018, leciona sobre Leis de Incentivo, Políticas Públicas, Internacionalização de Artistas e Economia para a Cultura, em instituições como Senac e SP Escola de Teatro. Faz a pré-produção da 1ª edição da Bienal de Arte Queer de São Paulo.
Pedro Vilela
Recife (PE) – Nordeste
Teatro
Pedro Vilela é ator, dramaturgo, diretor e pesquisador. Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, Licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco e Doutorando em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes do Porto. Navega entre os campos da gestão, curadoria e criação. Como curador, assina a idealização e o projeto artístico do Trema! Festival, que acontece em Recife. Esteve em festivais como o Santiago a Mil, Fidae Uruguai, Fiba Buenos Aires, Fitei Porto, Festival de Almada, Festival Internacional de Bucareste, Kunstenfestivaldesarts, Festival de Avignon, Festival Iberoamericano de Teatro de Bogotá, entre outros.
Rogério Francisco Costa
Londrina (PR) – Sul
Teatro
Multiartista, ator, produtor cultural, diretor, cenógrafo, figurinista e professor, bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). É membro fundador do Núcleo Ás de Paus. É articulador das Redes Brasileira e Paranaense de Teatro de Rua – RBTR e RPTR e do Movimento de Artistas de Rua de Londrina – Marl. Compõe a Comissão de coordenação da Secretaria Regional do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculos de Diversão do Paraná – Unidade Londrina. É professor de teatro na Ibirá das Artes, sede do Núcleo ás de Paus.
Solange Borelli
Santo André (SP) – Sudeste
Dança
Sua formação em dança passa pelos mestres Victor Aukstin, Toshie Kobayashie, Klauss Vianna, Edson Claro e Jane Blauth. Doutoranda no Programa de Mudança Social e Participação Política pela Earch – Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP e mestra em Artes Corporais pela Unicamp. Idealizadora do Dnaça à Deriva. Atua como parecerista de projetos culturais, como curadora e colaboradora em festivais internacionais como Danzénica – Festival Internacional de Dança Contemporânea (La Paz, Bolívia); Trópico Intenso – encontro de artistas latino-americanos (Colômbia) e Festival Internacional de Dança Danza en la Ciudad (Colômbia).
Walter Cedro
Brasília (DF) – Centro-Oeste
Teatro
É ator, diretor, músico e educador popular, e fundador e coordenador do renomado grupo de teatro Mamulengo Sem Fronteiras. Reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Iphan. Com mais de 25 anos de experiência no cenário teatral, se especializou em teatro de bonecos. Entre suas conquistas estão o Prêmio Leandro Gomes de Barros de Culturas Populares e o Prêmio Tuxaus no Festival Titiritostado, em Santa Fé, Argentina. Foi conselheiro da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC) no biênio 2011/2012. Participou de diversos festivais e encontros internacionais, incluindo o Festival Nacional de Teatro Isnard Azevedo e Festival das Periferias em Cintra, Portugal.
Fonte: MinC