Evento reúne milhares de simpatizantes e devotos em uma das mais importantes manifestações culturais e de fé do país
Nesta quinta-feira (16), a ministra da Cultura, Margareth Menezes, participou de mais uma edição da tradicional Lavagem do Bonfim, uma das celebrações mais representativas da cultura e religiosidade baiana, realizada em Salvador. O evento, que neste ano celebra 280 anos, teve como tema Encharque o Coração de Esperança.
A ministra se juntou a milhares de fiéis do Senhor do Bonfim e Oxalá em um culto ecumênico realizado na Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida, acompanhada por rezas e cânticos, participou de uma caminhada de aproximadamente 6,5 km até a Colina Sagrada.
O ponto alto do evento foi o ritual de lavagem das escadarias da Igreja do Bonfim, conduzido pelas tradicionais baianas vestidas de branco. Esse ato simbólico, repleto de purificação, devoção e alegria, marcou o encerramento da festividde.
A ministra destacou a emoção e a importância de participar de mais uma edição da celebração: “Eu tenho que estar aqui. Essa procissão de fé, que é uma tradição da Bahia, atrai gente do Brasil inteiro, principalmente afirmando a sua fé, o seu amor ao Senhor do Bonfim da Bahia. Que Ele nos dê um ano novo melhor, para progredir cada vez mais”, disse.
.
Patrimônio
Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil desde 2013, a Lavagem do Bonfim é a segunda maior manifestação popular da Bahia, atrás apenas do Carnaval. Realizada sempre na quinta-feira que antecede o segundo domingo após o Dia de Reis, a celebração mistura elementos da fé católica e do candomblé, que destaca a pluralidade religiosa e cultural do estado da Bahia e o Brasil.
Fonte: MinC