Documento que visa orientar as políticas públicas para o setor museal no Brasil nos próximos dez anos
O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) disponibiliza o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035, documento que visa orientar as políticas públicas para o setor museal no Brasil nos próximos dez anos. As 39 diretrizes do Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) 2025-2035 estão organizadas em quatro Eixos Estruturantes definidos a partir dos eixos da IV Conferência Nacional de Cultura, com ajustes para a realidade do setor museal.
A construção do PNSM 2025-2035 se deu ao longo de 2024, por meio de um amplo processo colaborativo e democrático, realizado nos 20 eventos estaduais do Programa (re)Conexões e em 12 reuniões autogestionadas de associações, redes, movimentos e instituições de ensino e museus por todo o país. Esse esforço coletivo resultou em um documento que reflete as demandas e a diversidade do setor museal brasileiro.
A proposta original do novo PNSM recebeu mais de 700 contribuições de cerca de 1.300 participantes, demonstrando a força e a mobilização do setor museal. As contribuições foram enviadas por representantes dos 26 estados e do Distrito Federal, além de iniciativas individuais de agentes, profissionais, pesquisadores, estudantes e gestores do campo dos museus e da memória. A sistematização dessas contribuições levou em conta os principais consensos e sugestões de aperfeiçoamento, qualificando o documento final que está sendo agora apresentado e disponibilizado para todo o setor museal.
A aprovação do PNSM 2025-2035 ocorreu durante o 8º Fórum Nacional de Museus, realizado em Fortaleza (CE), de 25 a 29 de novembro de 2024. O evento reuniu profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área, que discutiram e deliberaram sobre as diretrizes do plano em grupos de trabalho e na plenária final. Sua aprovação marca um importante passo para a consolidação das bases para a implantação de uma articulação nacional dos museus brasileiros, representada pelo Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Acesse o Plano Nacional Setorial de Museus 2025-2035.
Fonte: MinC