Com carga horária de 160 horas, formação conta com seis módulos; as inscrições estão abertas até 7 de maio
A Escola Solano Trindade de Formação e Qualificação Artística, Técnica e Cultural (Escult) anuncia, nesta quarta-feira (19), a abertura das inscrições para o curso gratuito de Design do Espetáculo: Figurino, Iluminação e Cenografia. A iniciativa, fruto da parceria entre o Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas (Cecult) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e o Ministério da Cultura (MinC), tem o objetivo de ampliar a esfera de profissionalização dos trabalhadores e futuros profissionais em áreas carentes de formação específica.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
As inscrições podem ser realizadas até 7 de maio de 2025 no site da Escult. O curso é gratuito e será realizado na modalidade à distância. A formação foi elaborada pelos professores Celso de Araújo Oliveira Junior, Carolina de Paula Diniz, Lia da Rocha Lordelo, Cristina Melo Marcello Girotti Callas e destinada a estudantes e/ou trabalhadores do setor cultural.
“O curso de Formação Inicial e Continuada Design do Espetáculo, conceituado pela professora Carolina Diniz, da UFRB, surge em um momento especial e necessário para os profissionais da cultura no campo do espetáculo, diante da explosão de artes cênicas atuais”, afirma Cláudio Manoel Duarte de Souza, professor e coordenador dos cursos FIC da UFRB na Plataforma Escult.
Ele destacou que o curso aborda a complexidade da narrativa, desde a história até elementos como corpo cênico, figurino, maquiagem, iluminação e cenografia. “Estamos felizes em ofertar esse curso, que oportuniza o acesso e o compartilhamento de conhecimento aplicável ao teatro, dança, performance, artes circenses e até ao audiovisual”, completa.
Com uma carga horária de 160 horas, o conteúdo é dividido em seis módulos e apresentará conceitos sobre o que compõe o design do espetáculo, como figurino, iluminação, maquiagem, cenografia, artes do corpo e história das cenas teatrais.
Escult
A Escult foi desenvolvida pela Diretoria de Políticas para Trabalhadores da Cultura (Dtrac), da Secretaria de Economia Criativa e Fomento Cultural (Sefic), juntamente com o Instituto Federal de Goiás (IFG) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). Ela integra o Programa de Formação e Qualificação para o Mundo do Trabalho em Cultura. Em acordo com o Plano Nacional de Cultura (PNC), a proposta é oferecer cursos livres, de Formação Inicial e Continuada (FIC) e de pós-graduação.
Mais informações no site da Escult.
Fonte: MinC