MinC promove treinamento sobre a plataforma Mapa da Cultura para aprimorar gestão e fomento cultural

Evento reuniu cerca de 130 participantes para apresentar funcionalidades, melhorias e novas possibilidades do sistema

Nos dias 17 e 18 de fevereiro, o Ministério da Cultura (MinC), por meio da Subsecretaria de Gestão Estratégica (SGE), juntamente com  a Subsecretaria de Tecnologia da Informação e Inovação (STII) realizaram um treinamento on-line sobre a plataforma Mapa da Cultura. O evento contou com a participação de aproximadamente 130 pessoas, entre gestores do MinC e das entidades vinculadas, como o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Fundação Nacional de Artes (Funarte) e a Fundação Biblioteca Nacional (FBN).

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

A atividade teve como objetivo apresentar as funcionalidades do sistema, as melhorias implementadas e as potencialidades para o gerenciamento das políticas públicas culturais, com ênfase no mapeamento e fomento. O treinamento foi ministrado por Victor Ferreira, analista de negócios do Projeto de Qualificação do Ecossistema de Soluções Digitais para Mapeamento e Gestão Cultural, uma parceria entre o MinC e a Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Durante os dois dias de atividades, foram abordadas diversas funcionalidades do sistema, incluindo o cadastramento de agentes culturais, a criação de oportunidades (editais), a configuração de etapas de editais, formulários de coleta de dados, avaliação de propostas e distribuição de avaliadores.

Além disso, os participantes conheceram as novas funcionalidades recentemente implementadas, como a duplicação de oportunidades e a criação de modelos de oportunidades, bem como os recursos que serão lançados em breve, entre eles o gerenciamento de recursos, documentos oficiais, monitoramento e prestação de contas e painéis de dados.

Para a subsecretária de Gestão Estratégica do MinC, Letícia Schwarz, o treinamento foi fundamental para a integração das áreas do Ministério e a evolução do sistema Mapa da Cultura. “Incrível fazer parte dessa retomada de construção e melhoria de instrumentos fundamentais para o fazer cultural se realizar plenamente. Esse treinamento constituiu uma ação de integração coesa que une áreas-meio articuladas entre si (gestão, TI, orçamento) com praticamente a totalidade das áreas finalísticas do Ministério. Também foi especial observar a evolução que o sistema Mapas apresentou na versão MinC para a elaboração e gestão de editais, nossa principal ferramenta de fomento”, afirmou.

Sofia Mettenheim, coordenadora-geral de Projetos Estratégicos da Subsecretaria de Gestão Estratégica da Secretaria Executiva (SGE), reforçou a relevância do Mapa da Cultura como uma ferramenta essencial para a gestão cultural e o impacto do treinamento para os técnicos do MinC. 

“O treinamento sobre o Mapas foi uma oportunidade para a equipe técnica do MinC conhecer as potencialidades e a diversidade de usos possíveis do sistema. Hoje, a ferramenta se destaca pela sua multiplicidade e pela sua capacidade de acolher processos de gestão específicos do campo da cultura. Seu uso ao longo dos anos pelos entes federados e pelo MinC faz com que ele tenha recebido muitas camadas de melhorias e especificações incrementais, que se somam para atender a complexidade e a robustez das nossas políticas. Nesse sentido, o trabalho da SGE, de gestão estratégica, a aposta na inovação e a tecnologia para otimizar e modernizar os processos de gestão é central”, afirmou.

Já de acordo com a coordenadora de Acompanhamento de Projetos da SGE, Juliana Almeida, o trabalho de aprimoramento contínuo do Mapa da Cultura é de relevância para os gestores culturais. “O software Mapas Culturais foi objeto de investigação e aprimoramentos realizados pelo MinC, em parceria com a UFPR, no último ano. A plataforma possui diversas funcionalidades que apoiam o gestor de cultura na execução das políticas culturais. O treinamento para gestores do MinC e vinculadas foi fundamental para ressaltarmos os diversos usos da plataforma, tais como cadastramento e mapeamento, lançamento de editais e seleções, gestão do fomento e de projetos apoiados, entre outras”, explicou.

Além da apresentação das funcionalidades e melhorias do sistema, o treinamento também contou com uma sessão de tira-dúvidas, permitindo que os participantes esclarecessem questões técnicas e práticas sobre o uso da plataforma. A expectativa é que as novas implementações e o uso qualificado da ferramenta contribuam para otimizar a gestão das políticas culturais e fortalecer a atuação do MinC e de seus órgãos vinculados na promoção e no fomento à cultura em todo o país.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *