Nesta edição do programa vamos receber o roqueiro Magu Cartabranca, os rappers Sasá Mc e GTFLOW, e os professores, palhaços e contadores de histórias Cláudio Moraes, Megr Neres e o Edson Cavalcante
Da Redação
Um dos maiores nomes do rock de Brasília é nascido na região do Araguaia (Aragarças, GO), e um dos maiores nomes do hip hop da região do Araguaia (Barra do Garças, MT) é nascido em Brasília (DF). Estamos falando do lendário roqueiro Magu Cartabranca e do jovem rapper, instrumentista e produtor musical GTflow. São dois músicos de gerações distintas, que vão se encontrar – infelizmente, em entrevistas separadas – no Almanaque Mutirum.
Esta é uma bela coincidência identificada aleatoriamente pela produção do programa Almanaque Mutirum, que vai ao ar no sábado (08.03), ao vivo a partir das 17h (horário de BSB), pela TV Mutirum, o canal no YouTube do Mutirum Instituto da Cultura, com transmissão simultânea pelos canais TV 61 (do portal Expresso 61), de Brasília, e Goiás Encanto & Prosa, de Goiânia, posteriormente distribuído em podcast pela Rádio Agência Sapicuá, de Cuiabá, para mais de 60 emissoras de Mato Grosso.
Também vinda de Barra do Garças, o programa vai receber a rapper Sasá Mc. Os outros convidados serão professor e palhaço Cláudio Moraes, a contadora de história Megr Neres e o também contador de histórias e palhaço Edson Cavalcante.
Magu Cartabranca

A entrevista com Magu Cartabranca foi gravada no Museu do Rock, do pesquisador e produtor cultural Mário Pazcheco, parceiro do Almanaque Mutirum. Magu é um dos grandes ícones do rock de Brasília, pioneiro do ritmo no capital federal, em um tempo ligeiramente anterior à explosão roqueira com o surgimento das bandas que ganhariam o Brasil e o mundo.
Fundador da banda Sepultura, a Original, oito anos antes de surgir a homônima mineira, ele foi inspiração para inúmeros outros artistas e formação de bandas que fizeram história. Sua banda atual é a Os Candangos, uma das bandas de rock mais . Na entrevista dele participaram dois outros integrantes: Apolos e Rodrigo.
“Os Candangos é uma das bandas de rock mais enérgicas e vibrantes da cidade. A entrevista foi intensa, com desabafos, revelações e reflexões sobre as pressões e panelas que marcam a cena musical da capital”, observou Mário Pazcheco.
Sasá Mc

Sabrina de Freitas, mais conhecida como Sasá Mc, vem se destacando no cenário do funk mato-grossense com muita garra e autenticidade. Há três anos, ela vem se aperfeiçoando na arte de compor e cantar, criando suas próprias músicas e expressando sua paixão pela vida e pelo ritmo envolvente do funk. Com os lançamentos “Temporada 24” e “MT vive 1”, ela já mostra uma trajetória promissora pronta para conquistar cada vez mais espaço no universo musical.
GTflow

O cantor, compositor, produtor musical, diretor fonográfico, instrumentista, músico autodidata, poeta e arte educador, Guilbert Alves, mais conhecido por GTflow, nasceu em Planaltina (DF). É um artista que explora diversas vertentes da música e da arte. Sua trajetória reflete a fusão de talentos em diferentes áreas, o que o torna um profissional único, capaz de criar e ensinar de maneira inovadora. Como músico autodidata, desenvolveu habilidades práticas e teóricas de forma independente, o que o tornou ainda mais conectado com sua essência criativa. Foi criado em uma família de músicos e aos 11 anos teve seu primeiro contato com o rap, o que marcou o início de sua trajetória como músico.
A Arte de Fazer Rir
O tema da outra entrevista do programa será a Oficina A Arte de Fazer Rir, ministrada pelo Cláudio, a Megr e o Edson. As inscrições estão abertas e a oficina irá acontecer nos dias 17, 24 e 31 de maio. Melhores informações e inscrições: (61)98190-7524.
“Iremos abordar os benefícios físicos e psicológicos do riso mesclados com técnicas de Palhaçaria e junto com o risível também da Contação de Histórias”, explica Cláudio Moraes.
Cláudio Moraes

Ele é Pedagogo, especialista em Práticas Inovadoras na Educação, palhaço desde 2002 aqui no Distrito Federal, professor de Palhaçaria há 15 anos na Escola Palhaço Interior e idealizador dessa Escola e trabalha como Arte-Educador desde 1999. E possui um alter ego que é o seu Palhaço Canudinho: sensível, humano, sutil, poético e que quer ser amigo de todos que encontra em seu caminho nessa história de vida pela Arte.
Megr Neres

A arte-educadora e contadora de histórias Megr Neres – Margarete Neres de Aquino – é professora no Jardim de Infância Lúcio, onde realiza os Projetos de Jardim com Histórias e Quinta e Sexta Divertida, Contadora de Histórias; atua na Oficina de Contação de Histórias no Programa de Extensão no Âmbito da UniSer/ UNB- Curso de Educador Político Social em Gerontologia, Mediadora de Leitura e Agente Voluntário da Mala do Livro da Gerência da Mala do Livro da Secretaria de Cultura do DF e idealizadora e coordenadora do Histórias na Praça, que acontece no Lúcio Costa no último sábado do mês na QE 04 debaixo do abacateiro.
Edson Cavalcante

Edson Cavalcante de Araújo é contador de histórias, educador Político Social em Gerontogia na Oficina de Contação de Histórias no Programa de extensão no Âmbito da UniSer/ UNB como professor e agente voluntário da Mala do Livro da Gerência da Mala do Livro da Secretaria de Cultura do DF.
2 comentários em “Rock de Brasília, Hip Hop do Araguaia, Palhaçaria e Contação de História no Almanaque Mutirum deste sábado, 8”
Sensacional, vlw meu amigo João pelo convite
Programas e personagens, além de interessantes, contribuem para o desenvolvimento educativo, psicológico, didático, solidário e principalmente a valorização vocacional, profissional e humana desses agentes talentosos…