Evento será nesta quinta, 13, a partir das 20h, na Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, em Barra do Garças
Da Redação
A artesã Sandra Rocha já reservou seu vestido mais estiloso, os lindos colares e brincos de sua rica produção artesanal para ocupar as primeiras cadeiras do Ensaio Aberto de Candinho, Divino e Eudes. Ela, assim como o jornalista Lucas Iglésias e o comunicador e editor Lucas Rafael, são três dos fãs do trio que não querem perder mais este espetáculo dos três grandes artistas do Araguaia.
O show-ensaio “Pela Cultura e pela Natureza do Araguaia” será aberto ao público de Barra do Garças e região, com início às 20 horas desta quinta-feira (13), na Academia de Letras, Cultura e Artes do Centro-Oeste, integra o projeto FORMACULTURA, uma iniciativa do Consórcio Intermunicipal do Portal do Araguaia, com execução do Mutirum Instituto da Cultura em parceria com as prefeituras de Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Araguaiana, e realização do Governo de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel).

Este segundo Ensaio Aberto segue o mesmo roteiro do primeiro. Os três artistas apresentarão suas músicas, trocando informações entre si sobre suas composições e com o público acerca da história das canções, letras, melodias e inspirações. Haverá espaço para pedidos.
“Já estou pronta para prestigiar esses bons músicos, a música raiz e amigos de outrora. Beijo brasileiro [confira vídeo no final] é a minha cara. Cor da noite é uma música afetiva com muitas recordações boas das fogueira a noite até a madrugada na praia batizada Quarto crescente, outra música que, com certeza, vou ouvir no Ensaio Aberto de logo mais à noite na Academia”, afirma Sandra.

Lucas Iglesias também está pronto para a Academia hoje à noite. “É uma oportunidade de prestigiar grandes nomes da história do Vale do Araguaia, a união de grandes compositores e intérpretes. Como não sou fã do sertanejo que reina na cidade, sempre que tem um evento mais voltado pra música regional, MPB, Rock, eu gosto de ir pra aproveitar ao vivo o som e curtir. Eudes, Divino e Candinho, conheço há muitos anos e cresci ouvindo as músicas, então conheço boa parte do repertório, além da nostalgia de lembrar da infância”, pontuou.

Seu xará e amigo Lucas Rafael, também apreciador do rock, vai prestigiar, pois não deixa de ouvir a boa música regional do Araguaia. “Todo o meu apreço pelo Eudes, o Candinho e o Divino. Todos eles, pessoas maravilhosas, sensacionais, tocam muito. Inclusive o Eudes e o Candinho compuseram o hino aqui da Barra e o Divino Arbués tem composições maravilhosas, como o Quarto crescente. Eu sou um roqueiro, eu gosto de rock, mas paro e escuto quando tem a música deles. São maravilhosas, são nota 10”, descreveu.

Amauri Lobo, artista, jornalista e sociólogo que conviveu com Barra do Garças nos anos 1980 e viveu por lá nos anos 1990, não poderá comparecer ao Ensaio Aberto, pois atualmente reside em Itacaré, na Bahia. No entanto, fez questão de compartilhar sua vivência com Candinho, Divino Arbués e Eudes. Confira seu relato:
“Conheci o Grupo Araguaia no início dos anos 1980, em Cuiabá, por meio de amigos ligados a Barra do Garças. Fiquei surpreso ao descobrir que o grupo já tinha um compacto e que ia gravar um LP com suas músicas de muita qualidade.
Eu participava do grupo Caximir e de outros projetos musicais e, em julho daquele período, durante a temporada de praia no Araguaia, ocorreu o primeiro Festival Ecológico de Barra do Garças, realizado na praia da cidade. O evento, coordenado por Divino Arbués, reuniu músicos de Cuiabá, Campo Grande, Brasília e Goiânia. Foi um momento marcante e consolidou minha relação com eles.
O grupo Araguaia se desfez com o tempo, e Candinho seguiu carreira em dupla com Eudes, enquanto Divino Arbués continuou desenvolvendo seus trabalhos. Nossa amizade, iniciada há mais de 40 anos, vai além da música, pois nos reconhecemos também como cidadãos e seres humanos. Tenho grande admiração pelo talento e alto nível do trabalho deles.
Além disso, Barra do Garças é um polo cultural e histórico do Brasil, ligado à cultura do Araguaia. Candinho, Divino Arbués e Eudes são músicos excepcionais e grandes amigos.”
Sobre o FORMACULTURA
O projeto FORMACULTURA segue acontecendo até o final de março, nas cidades de Barra do Garça, Pontal do Araguaia e Araguaiana. Para saber mais sobre a programação e os participantes das oficinas e exposições, acesse o site e as redes sociais do Mutirum Instituto de Cultura.
O FORMACULTURA objetiva promover o fortalecimento das políticas públicas de cultura na região do Portal do Araguaia, integrando mapeamento, organização, formação e difusão cultural, com ênfase na valorização da identidade regional e na economia criativa.
Confira o clipe de Beijo brasileiro:
Um comentário em “Chegou o grande dia! Candinho, Divino e Eudes em mais um histórico Ensaio Aberto”
Recordar e reviver duas vezes Divino maravilhoso Eudes e Candinho lindas canções.. ..bjs gratidão pela oportunidade única..