MultiCulturas formou coral que se apresentará junto a músicos profissionais nesta quarta-feira (9) em apresentação gratuita
Estreantes na prática do coral, pessoas de nacionalidades que têm como idioma nativo o português, espanhol ou japonês, se encontram no palco do Teatro da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), nesta quarta-feira (9), para apresentação musical. O show começa às 19h e é gratuito, sem a necessidade de retirada de ingressos na bilheteria.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
Esta é mais uma edição do MultiCulturas, idealizado pela violinista e professora Yndira G. Villarroel. Nesta que é a terceira edição, com tema “MultiCulturas: Cores brasileiras em vozes migrantes” o projeto ofertou aulas gratuitas de canto coral ao longo de cinco encontros com as professoras Estela Ceregatti (MT), Luísa Vogt (MG) e Akane Iizuka (Japão), sob a condução de Yndira (Venezuela-Brasil).
Durante a imersão, os novos coralistas se integraram também a outros músicos profissionais com atuação no mercado local, como Cajú, Alaécio Martins, Vinicius Barros, Paulinho Nascimento e Jhon Stuart, que fez a produção musical e arranjos das canções do repertório. Somam à apresentação musical desta quarta-feira (9), os músicos Metkoze (Haiti) e Herminio Nhantumbo (Moçambique).
A propósito, o repertório é marcado pela diversidade cultural e representatividade territorial. Junto ao coral, Yndira é solista da canção Venezuela, composição de Luis Silva; Akane Iizuka canta Omathuri Mambo, de Hibari Misora; Luísa Vogt está à frente de Desenredo, de Dorival Caymmi e Estela Ceregatti, com Hermanos Aqui Estamos, composição autoral, e poema incluso nela, em parceria com Yndira e Jade Rainho.
A noite de shows terá ainda apresentações de Alaécio Martins (MG), com Travessia, de Milton Nascimento; Cajú, representando a região Nordeste, com Lamento Sertanejo, de Gilberto Gil e ainda, o haitiano Metkoze cantando Bons Sans e o moçambicano, Hermínio Nhamtumbo, com Madeve, ambas composições autorais. Na segunda parte, todos se unem para cantar MultiCulturas e Cores Brasileiras.
Um dos coralistas estreantes, o arquiteto e professor universitário Fernando Birello celebra a oportunidade de integração e intercâmbio que vivenciou. “Conheci várias pessoas fantásticas, principalmente os companheiros que são imigrantes que estão vivendo com a gente e compartilhando o sonho de construir uma América do Sul fraterna, unida, tolerante e companheira. Vieram por adversidades e mesmo assim têm uma alegria de viver e generosidade sem tamanho. Me emociona profundamente”.
O jovem venezuelano Ibraim Hernández, também realça a potência dos encontros. “Aprendi um pouco mais sobre a cultura brasileira a partir da música e do mesmo modo, sobre outras culturas, como a japonesa”. O projeto tem como um dos seus principais objetivos, promover a integração entre migrantes e imigrantes, que tenham como origem outras regiões brasileiras ou outros países. Uma forma de promover o respeito e valorização da cultura do outro.
Para a consolidação do projeto, Yndira destaca as parcerias. “Tenho que agradecer à UFMT, via parceria com a Procev, pois é um projeto de extensão que concede certificado aos participantes, e também, ao Coral da UFMT que nos acolheu e cedeu a sala Peter Ens agradecer à Secel, nossa principal apoiadora, por meio do edital Viver Cultura, pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal”. Apoiam ainda o projeto, a Paratudo Artes, WM Músicos e Eventos, Filmes Limiar e Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
Yndira destaca que nas outras versões, já foram ofertadas aulas de musicalização para crianças haitianas, apresentações em espaços culturais, praça pública e concertos didáticos. “É um projeto marcado pela cooperação mútua, tendo a música como ferramenta de integração, inclusão e cidadania”.
Serviço
Show MultiCulturas
Dia 09 de abril – 19h
Local: Teatro da UFMT
Entrada gratuita, sem a necessidade de retirada de ingressos
Da Assessoria