Evento gratuito acontece no dia 19 de abril, com programação das 8h às 21h30.
O Museu de História Natural de Mato Grosso, em Cuiabá, recebe 1ª Feira Indígena do estado no próximo dia 19 de abril. Com programação ao longo de todo o dia, o evento reúne artesanato, música, culinária e manifestações culturais de ao menos 11 etnias, como Mehinako, Karajá, Tapirapé, Paresi, Rikbatsa, Nambiquara e Boe-Bororo.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
A feira é coordenada por Isaac Amajunepá, liderança indígena que destaca o evento como um espaço de resistência e valorização cultural. “Queremos que a sociedade mato-grossense possa testemunhar a força ancestral de nossos saberes, a beleza de nossa arte e a resiliência de nossos povos”, afirma.
Fruto de um antigo desejo das comunidades originárias do estado, a feira foi viabilizada com recursos da Lei Paulo Gustavo, por meio do edital Feiras do MT Criativo, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT), em parceria com o Ministério da Cultura.

Durante o evento, os visitantes poderão conhecer e adquirir peças artesanais feitas por indígenas de diferentes regiões do estado, com destaque para objetos produzidos segundo tradições milenares. A feira também contará com um espaço de venda de comidas típicas, como parte da proposta de imersão na cultura indígena.
Entre as apresentações culturais previstas estão os shows da cantora Luciana Huni Kuin, do povo Huni Kuin, e do jovem Júnior Enemaré, do povo Balatiponé, que interpretará canções em lambadão em sua língua nativa. Jovens dessa etnia também se apresentarão com músicas tradicionais.
A programação vai das 8h às 21h30, com entrada gratuita. Segundo os organizadores, a iniciativa busca ampliar o diálogo intercultural e reforçar o protagonismo indígena no estado.
Fonte: PNB Online