MinC e ONU Mulheres abrem diálogo sobre parcerias para fortalecimento da produção cultural feminina

A expectativa é de que, nos próximos meses, as instituições avancem na formatação de iniciativas conjuntas, com foco na formação, fomento e visibilidade da produção cultural feita por mulheres em todo o país

Na última terça-feira (8/4), o Ministério da Cultura (MinC) deu mais um passo na construção de políticas voltadas à promoção dos direitos das mulheres por meio da cultura, em reunião com a representante adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres no Brasil, Ana Carolina Querino. O encontro é continuidade à conversa iniciada em agosto de 2024, reforçando o compromisso mútuo com a equidade de gênero nas artes e na economia criativa, e pensando em ações estratégicas de promoção da cultura feita por mulheres, incentivando narrativas que desconstruam o machismo, enfrentem a violência e combatam a desigualdade de gênero.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

A ministra da Cultura, Margareth Menezes, ressaltou iniciativas recentes como exemplos do compromisso da Pasta com essas pautas: o Edital Ruth de Souza, voltado à produção de longas-metragens dirigidos por mulheres, o Edital Curta para Mulheres e o curso desenvolvido pelo Centro Técnico Audiovisual (CTAv/SAV) com o apoio do projeto Mulheres Mil, do Ministério da Educação.

A representante da ONU Mulheres ressaltou a importância de contar com o apoio do MinC na Aliança do Audiovisual, iniciativa que busca valorizar e dar visibilidade ao papel das mulheres enquanto empreendedoras culturais, na frente e por trás das câmeras. A iniciativa traz ainda oportunidades de ampliar o alcance internacional da produção audiovisual brasileira com perspectiva de gênero, em parcerias já desenvolvidas pelo organismo com apoio da APEXBrasil.

Também foram discutidas formas de potencializar a participação feminina na cultura, com destaque para a valorização da economia criativa como ferramenta de empoderamento. A representante da ONU Mulheres reiterou a disposição da entidade em colaborar com o MinC, tanto no apoio a projetos já existentes quanto no desenvolvimento de novas ações que promovam a igualdade de gênero no setor cultural.

A Secretaria da Cidadania e Diversidade Cultural (SCDC), também presente, contribuiu com a proposta de integração da Política Nacional Cultura Viva (PNCV) às pautas conduzidas pela ONU Mulheres, sugerindo o desenvolvimento de ações de letramento cultural e de direitos voltadas aos Pontos e Pontões de Cultura. Foi destacada a possibilidade de construção conjunta de um curso de formação voltado ao empoderamento de meninas na cultura, inspirado na experiência bem-sucedida da ONU Mulheres com o programa de empoderamento para meninas no esporte.

Houve também a sugestão de explorar novas formas de reconhecimento e incentivo a iniciativas comprometidas com a equidade de gênero, com o apoio da ONU Mulheres, em especial junto aos Pontos de Cultura.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *