Rouanet da Juventude: em parceria com Sesi, MinC capacita mais de 9,2 mil agentes culturais em oficinas formativas

Atividades percorreram três estados brasileiros e ofereceram treinamento técnico para proponentes no âmbito do programa Rouanet da Juventude

Com o objetivo de sanar questionamentos e dúvidas dos proponentes relacionadas ao programa Rouanet da Juventude, o Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), promoveu uma série de oficinas de capacitação no âmbito do Programa Rouanet da Juventude. A última capacitação foi realizada nesta segunda-feira (28), em encerramento ao ciclo formativo do programa que passou por Campo Grande (MS), Manaus (AM) e Salvador (BA), além de incluir transmissões online. No total, 9.206 produtores, agentes e fazedores de cultura participaram das atividades formativas.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

As formações ofereceram treinamento e habilidades técnicas para a elaboração, inscrição, execução e prestação de contas de projetos culturais no âmbito do edital compartilhado. A iniciativa visa democratizar o acesso a mecanismo de incentivo à cultura ao ofertar treinamento técnico aos fazedores de cultura.

O programa Rouanet da Juventude é uma iniciativa do MinC, em parceria com a Shell do Brasil, que foca em ações formativas para adolescentes e jovens entre 15 e 29 anos das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Com investimento de R$ 6 milhões, o programa visa capacitar futuros proponentes por meio de oficinas de empreendedorismo cultural. O edital compartilhado também prioriza projetos de territórios historicamente menos contemplados e de grupos historicamente sub-representados, como indígenas, quilombolas, LGBTQIAPN+ e pessoas com deficiência.

Durante a capacitação, o secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural, Henilton Menezes, destacou que a iniciativa é uma oportunidade de ampliar o acesso ao mecanismo de incentivo à cultura no Brasil. “O Rouanet da Juventude é parte da nossa estratégia de nacionalização dos recursos da Lei Rouanet, levando oportunidades para regiões que historicamente receberam menos investimentos. Queremos formar novos agentes culturais e fortalecer a economia criativa no país”, afirmou.

Para Odecir Prata, diretor de Fomento Indireto e facilitador da oficina, narrou que as capacitações e o programa Rouanet da Juventude é um “investimento no futuro do setor produtivo cultural do país”. “A iniciativa representa uma ação de fortalecimento do fomento cultural em regiões que, por diversas questões, foram menos contempladas por recursos de estímulo e apoio à cultura regional. Um programa segmentado e direcionado, como o Rouanet da Juventude, demonstra o investimento no futuro do setor produtivo cultural do Brasil”, destacou.

A agente cultural Veluma Vitória Farias, que participou da capacitação em Manaus, afirmou que a capacitação desmistificou o processo de submissão de projetos. “Sempre achei que os textos precisavam ser longos e complexos, mas aprendi que objetividade é essencial. Agora posso compartilhar esse conhecimento com instituições locais”, disse.

As inscrições para o programa Rouanet da Juventude devem ser realizadas exclusivamente pela plataforma Salic até esta quarta-feira (30). Para mais informações sobre o edital, clique aqui.

Fonte: MinC

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?