Cia. Barril aborda os impactos da adolescência na vida adulta em “Eternos”

Após uma temporada extensa na Ceilândia, grupo leva o espetáculo para Recanto das Emas, Gama, Taguatinga e Samambaia

Do terceirão pra vida toda! Mas até quando? Pessoas de todas as gerações passam pela experiência de jurar amizade eterna na adolescência e se deparar com mudanças profundas, próprias dessa fase da vida, que comprometem essas relações. Esse é um dos principais temas abordados no espetáculo “Eternos”, da Cia Barril Produções, que retorna este ano para uma circulação mais ampla após a extensa temporada voltada ao público da Ceilândia em 2024. No elenco estão Mila Ellen, Preto Jão, Tauã Franco e Thaís Veloso. A dramaturgia é de Elmo Férrer, com direção de Márcia Duarte e trilha sonora executada ao vivo por Mar Nóbrega.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

A temporada de 2025 estreia em 24 de maio, no CEU das Artes do Recanto das Emas, às 20h. Dia 31 de maio é a vez da Cidade dos Bonecos, no Gama, também às 20h. Em Taguatinga a apresentação será no Teatro Sesc Paulo Autran, dia 5 de junho, às 20h. A temporada se encerra no dia 21 de junho, às 19h, no Complexo Cultural de Samambaia. Todas as apresentações serão únicas, terão entrada gratuita e acessibilidade por meio de interpretação em Libras e audiodescrição. O projeto é realizado com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).


A história

Quatro amigos se reencontram seis anos após o final do ensino médio para passar juntos a virada do século, de 1999 para 2000. Na época, circulava por toda parte profecias sobre o fim do mundo e o medo de um possível colapso global, o bug do milênio, que afetaria a economia e os dados digitais em todo o planeta. Durante o reencontro, questões mal resolvidas do passado vêm à tona, segredos são revelados, antigos conflitos ressurgem e novas tensões aparecem, até que eles percebem que, apesar da promessa de ficarem juntos para sempre, o tempo passou e eles já não são mais os mesmos.

Os personagens vivem a adolescência e o início da vida adulta na década de 1990, mas a experiência é atemporal, de acordo com Tauã Franco. “Percebemos que, independente da época, muitas questões se repetem. Esses jovens viveram circunstâncias que os jovens de hoje se identificam. Muitas pessoas assistem e vêm até nós dizer que viveram ou vivem o que fazemos no palco. Tanto questões mais complexas como a gravidez na adolescência, a relação com a sexualidade ou o uso de drogas, quanto experiências próprias das relações humanas, como as promessas, o desejo de manter amizades por uma vida inteira, o medo do que pode acontecer no futuro, as expectativas com a vida adulta”. 

“Já notamos que o espetáculo faz as pessoas questionarem se elas têm com quem contar sobre as coisas que acontecem em suas vidas. E quando somos muito jovens é importante ter a oportunidade de olhar para isso de forma mais profunda. Os personagens da peça omitem muitas coisas por medo da reação do outro. Isso é um comportamento muito comum na sociedade em geral, e entre os adolescentes e adultos jovens não é diferente”, observa Tauã. “Entendo que o trabalho que fazemos em ‘Eternos’ serve para compreender como criamos o nosso monstro chamado vida adulta”, complementa a atriz Mila Ellen.


Clique aqui para acessar e baixar o teaser e as fotos de Bella Montiel.

SERVIÇO

Eternos

24 de maio – Recanto das Emas (CEU das Artes), às 20h – Ingressos via Sympla

31 de maio – Gama (Cidade dos Bonecos), às 20h – Ingressos via Sympla

5 de junho – Taguatinga (Teatro Sesc Paulo Autran), às 20h – Ingressos via Sympla

21 de junho – Samambaia (Complexo Cultural), às 19h – Ingressos via Sympla

Entrada gratuita
Classificação indicativa: 12 anos

Mais informações: Cia Barril Produções e Raiz de 3

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?