Com 1,20 metro de altura e 27 kg, a imagem é a mesma que foi presenteada aos três pastorinhos de Fátima após as aparições de 1917 e costuma peregrinar pelo mundo
Uma passagem especial está marcada para esta quarta-feira (21) nos céus do Brasil: a imagem original de Nossa Senhora de Fátima, vinda diretamente de Lisboa (Portugal), desembarcou no Aeroporto de Guarulhos e seguiu em um voo da Azul com destino a Cuiabá.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
De lá, a santa seguirá por terra até Poconé, cidade do Pantanal mato-grossense, onde ficará em peregrinação até o próximo sábado (24).
Com 1,20 metro de altura e 27 kg, a imagem é a mesma que foi presenteada aos três pastorinhos de Fátima após as aparições de 1917 e costuma peregrinar pelo mundo como símbolo de paz e fé.
No Brasil, a visita dela ocorre a cada dois anos, mas esta é a primeira vez que ela terá Poconé como destino final, a partir de um pedido especial atendido pelo Santuário de Fátima em Portugal, graças à solicitação do frei Rogério Souza, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
Uma viagem celestial
A Azul foi a empresa escolhida para transportar a santa e sua comitiva em um voo comercial entre São Paulo e Cuiabá. A companhia também disponibilizou passagens de ida e volta para jornalistas que quisessem acompanhar a jornada, incluindo o trajeto ao lado do frei Rogério.
“É uma honra para a Azul fazer parte desse momento tão significativo para os fiéis”, disse Cauê Costa, representante da equipe de comunicação da empresa. “A logística foi cuidadosamente planejada para garantir que a imagem chegasse com segurança ao seu destino, onde será recebida com grande devoção”, afirmou..

Fé no Pantanal
Em Poconé, a programação inclui missas, procissões e momentos de oração na Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A última vez que a imagem veio ao Brasil, em 2023, percorreu apenas cidades paulistas. Desta vez, a escolha por uma cidade pantaneira surpreendeu e emocionou os fiéis locais.
“É uma graça sem medida receber Nossa Senhora de Fátima aqui”, afirmou frei Rogério. “Muitos devotos não teriam condições de viajar para vê-la em outros estados, e agora ela vem até nós”.
Por que essa viagem é especial?
Além do significado religioso, a vinda da imagem reforça a conexão entre Brasil e Portugal, celebrando uma devoção que atravessa oceanos. Para os moradores de Poconé, é uma chance única de agradecer, pedir bênçãos ou simplesmente sentir-se mais perto do sagrado.
Fonte: Primeira Página