100ª Feira do Troca de Olhos d’Água: Tradição e Cultura no Coração de Goiás

Edição especial homenageia a professora da UnB e arte-educadora, Laís Aderne, criadora da feira em 1974

Olhos d’Água, localizada a 100 km de Brasília e a 120 de Goiânia, reconhecida como a Capital do Artesanato Goiano, será palco da centésima edição da tradicional Feira do Troca, um evento que há 50 anos celebra a arte, a cultura e o espírito comunitário. A festividade ocorrerá nos dias 6, 7 e 8 de junho, reunindo expositores, artistas e visitantes no distrito de Olhos d’Água. Nesta edição, a grande homenageada será a professora e arte-educadora, Laís Aderne ( falecida em 2007), criadora da Feira do Troca, em 1974.

Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!

O evento reflete a tradição da gambira, uma prática de troca de vestuários e objetos por artesanato e produtos diversos, consolidando-se como um verdadeiro encontro de criatividade e tradição. Durante os três dias, o público poderá desfrutar de uma exposição rica e variada de artesanato, antiguidades e produtos rurais, além de uma programação cultural diversificada que inclui música, teatro e danças populares. 

Além das atrações, a Associação Comunitária de Olhos d’Água (ACORDE) promoverá ações especiais voltadas para o resgate e valorização da cultura local. A entidade, que ao longo dos anos tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento cultural da região, mantém o “Memorial Olhos d’Água”, um espaço museológico que abriga a história do lugar desde os pioneiros até os dias atuais, através de um acervo precioso de fotografias, filmes e relíquias, com o objetivo de preservar os saberes e fazeres tradicionais do distrito.  No espaço há uma sala especial dedicado a Laís Aderne, uma precursora da defesa da integração entre arte, cultura local e meio ambiente.

Com um cenário bucólico e uma atmosfera acolhedora, Olhos d’Água se reafirma como um vilarejo turístico vibrante, lar de inúmeros artistas e artesãos que fazem da cidade um pólo cultural único. A 100ª Feira do Troca promete ser um marco na história da região, celebrando o passado e projetando o futuro desse patrimônio cultural goiano. 

Para mais informações sobre o histórico do evento, da ACORDE e do MEMORIAL OLHOS D´ÁGUA , entre em contato com a Assessoria de Imprensa da ACORDE. INSTAGRAM: @acordeolhosdagua – @menorial.olhosdagua – Whatsapp: 62 995716034 (Rodrigo de Maria)

l  Evento: 100ª Feira do Troca de Olhos d’Água 

l  Data: 6, 7 e 8 de junho 

l  Local: Praça Santo Antônio –  Distrito de Olhos d’Água, Alexânia, Goiás 

l  Apoio: Associação Comunitária de Olhos d’Água (ACORDE) 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?