As leis, já publicadas no Diário Oficial da União, foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
Duas manifestações culturais enraizadas na história e no cotidiano do povo brasileiro passaram a contar com reconhecimento oficial do Governo Federal. A partir do próximo 14 de fevereiro, a data será celebrada como o Dia Nacional do Brega, que também marca o nascimento do cantor Reginaldo Rossi, conhecido como o Rei do Brega. Além disso, o Carnaval de Pernambuco também foi reconhecido por lei como manifestação da cultura nacional.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
As leis, já publicadas no Diário Oficial da União, foram sancionadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e resultam de iniciativas do deputado federal Pedro Campos (PSB-PE), no caso do Dia do Brega, e da senadora Teresa Leitão (PT-PE), autora do projeto que reconhece o Carnaval de Pernambuco.
Dia do Brega
A criação do Dia Nacional do Brega tem o objetivo de valorizar o gênero musical que movimenta uma cadeia produtiva significativa em todo o país, especialmente nas periferias das regiões Norte e Nordeste. Para a ministra da Cultura, Margareth Menezes, o reconhecimento é um avanço importante na política de valorização das culturas populares. “Celebrar o Dia Nacional do Brega é reconhecer a força da música que nasce do povo, que fala de amor, dor, festa e resistência. Reginaldo Rossi abriu caminho para uma legião de artistas que fazem do Brega um instrumento de identidade”.
O Brega, que já foi marginalizado, ganha agora o lugar de destaque como uma expressão popular legítima da cultura brasileira. “Esse reconhecimento também fortalece nossa missão de apoiar, com políticas públicas, a cadeia produtiva do gênero do Brega, e outras expressões culturais que são essenciais para a alma brasileira”, completou.
Carnaval de Pernambuco
O Carnaval de Pernambuco também passa a integrar, por lei, a lista de manifestações oficialmente reconhecidas como parte do patrimônio cultural nacional. A festa é símbolo da diversidade e da riqueza cultural do estado, com suas expressões populares como o Frevo, o Maracatu, o Caboclinho, o Coco de Roda, os Papangus de Bezerros e os tradicionais blocos como o Galo da Madrugada e o Homem da Meia-Noite.
A ministra Margareth Menezes reitera a potência do carnaval pernambucano. “Cada ritmo, dança e símbolo desse carnaval representa a inventividade e a memória viva do nosso povo. Esse reconhecimento valoriza os mestres, brincantes, artistas e comunidades que mantêm essas tradições vivas”, declarou.
Fonte: MinC