A pós-graduação stricto sensu é gratuita e voltada para artistas, gestores, produtores e agentes culturais. O mestrado busca uma intersecção entre os campos da cultura e da gestão, para contribuir com maior competitividade e produtividade no setor em âmbito nacional. As aulas acontecem presencialmente em Fortaleza, no Ceará, com possibilidade de acompanhamento remoto, a partir de março de 2025
Estão abertas até às 18h do dia 2 de dezembro (segunda-feira), na plataforma da Escola Fundação Itaú www.fundacaoitau.org.br/escola, as inscrições para a Turma em Gestão Cultural – Mestrado Profissional em Administração e Controladoria (MPAC), realizado em parceria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Fundação Itaú. Reconhecida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, do Ministério da Educação (Capes/MEC), esta pós-graduação stricto sensu é direcionada para artistas, agentes culturais, gestores e produtores. A iniciativa reforça o compromisso da Fundação com a educação e a formação, em longo caminho já percorrido.
A proposta deste mestrado é integrar aspectos do campo da gestão ao universo cultural, a partir de componentes da administração e da controladoria – que envolve atividades como orçamento e análise de custos. Para tanto, são abordadas temáticas ligadas às políticas culturais, à economia criativa, à política e produção das artes. Ao mesmo tempo, são oferecidas disciplinas como Gestão de Tecnologia de Informação, Métodos Qualitativos, Gestão Estratégicas de Pessoas e Tópicos Contemporâneos em Gestão Organizacional.
Metodologia
O curso tem duração de dois anos, com início no dia 31 de março de 2025. As aulas acontecem de forma híbrida: com períodos presenciais, na sede da UFC, em Fortaleza (CE), e on-line, por meio da plataforma da Escola Fundação Itaú. É necessária a presença dos alunos em 75% das aulas, seja de forma física ou virtual.
Entre os selecionados, alunos de outros estados ou que sejam residentes fora da região metropolitana de Fortaleza devem solicitar a participação remota às aulas. No entanto, o percentual máximo de participação neste modelo é de 30% da carga horária.
Os alunos que concluírem o curso receberão o diploma como Mestre em Administração e Controladoria. O documento contará com anotação no verso de tratar-se de uma turma especial do Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, designada como Turma em Gestão Cultural.
O edital completo está disponível em https://ppacprof.ufc.br/pt/selecao-para-o-mestrado-profissional-em-administracao-e-controladoria-turma-gestao-cultural-edital-no-02-2024-mpac-ica-fundacao-itau/ e a chamada simplifica está disponível em https://fundacaoitau.org.br/escola/mediados/turma-em-gestao-cultural-mestrado-profissional-em-administracao-e-controladoria.
Fundação Itaú e a academia
A iniciativa se soma a uma série de parcerias que a Fundação Itaú estabeleceu com instituições de prestígio no mundo acadêmico, reforçando seu compromisso com a educação e a formação. Uma destas iniciativas, a Cátedra Olavo Setubal de Arte, Cultura, Educação e Ciência, uma parceria com o Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA/USP), completa neste ano uma década de existência. A atual titularidade reúne, pela primeira vez, três mulheres indígenas: Arissana Pataxó, Francy Baniwa e Sandra Benites. Até 2022, a Cátedra havia impactado mais de 14 mil pessoas entre cursos e eventos.
A Fundação Itaú mantém, ainda, a Cátedra Alfredo Bosi de Educação Básica, uma parceria entre o IEA/USP e o Itaú Social. Desde 2019, ela visa contribuir com a formulação de políticas de formação e valorização dos professores das redes públicas, atuando de forma interdisciplinar para mapear as questões mais relevantes no cenário educacional do país.
Outra parceria de peso foi estabelecida neste ano com a Universidade de Columbia. Em conjunto, as instituições criaram o primeiro Observatório Brasileiro de Inteligência Artificial na Educação Básica, com o objetivo de investigar os impactos da nova tecnologia na realidade da educação básica brasileira. Foi lançado também um edital, cujas inscrições foram encerradas no dia 12, com o intuito de selecionar pesquisadores brasileiros para integrar o Observatório.
Somam-se ainda três mestrados profissionais já desenvolvidos pela instituição: Mestrado Profissional em Comunicação Digital e Cultura de Dados, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas, que está em sua primeira turma; Mestrado Profissional em Economia e Política da Cultura e Indústrias Criativas, parceria com a UFRGS, já em sua quarta turma; e Mestrado Profissional em Artes da Cena, com a Escola Superior de Artes Célia Helena, na terceira edição.
Além deste mestrado em parceria do Itaú Cultural com a Universidade Federal do Ceará (UFC); será lançado ainda este ano o Mestrado Profissional em Avaliação de Políticas e Impacto Social, da UFC com o Itaú Social. Também em parceria do Itaú Social, desta vez com a Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), no ano que vem será lançado o Mestrado Profissional em Formação de Formadores com foco em Anos Finais do Ensino Fundamental.
No conjunto, em 2025 a Fundação Itaú contará com uma comunidade de 450 alunos formados ou em formação nas pós-graduações realizadas em parceria com universidades.
Da Assessoria