FORMACULTURA promove oficina de Macramê e Crochê Amigurumi, em Barra do Garças

Oficina, que é gratuita e terá certificado, terá quatro semanas, começando em 17 de fevereiro e prossegue até 14 de março 

Da Redação

Estão abertas as inscrições para a oficina gratuita “Introdução ao Macramê e ao Crochê Amigurumi”, ofertadas pelo projeto FORMACULTURA, que acontecerá entre os dias 17 de fevereiro e 14 de março, ministrada pelas especialistas Sandra Rocha e Andreia da Mata.

As vagas são limitadas, e as inscrições já estão abertas. Para garantir a participação, basta entrar em contato pelo número (66) 99235‑8189, receber e preencher sua ficha de inscrição online.

Além de fomentar a criatividade e a autonomia artística, a oficina concede certificado de participação. As aulas são voltadas tanto para iniciantes quanto para aqueles que desejam aprimorar seus conhecimentos na área.

“É uma oficina de quatro semanas. A gente vai fazer uma oficina de painéis de macramê e de roupas também de macramê”, explica a artesã Sandra Rocha, oficineira de macramê.

A parte do crochê será pela técnica amigurumi, de confecção de bichinhos, ministrada por Andreia da Mata. “Vamos começar fazendo dois bichinhos de amigurumi sendo um leãozinho e uma girafinha tamanho pequeno para facilitar o início do aprendizado”, explica Andreia.

O macramê

Macramê é uma técnica de artesanato que vem ganhando cada vez mais popularidade na decoração de interiores. Com suas intrincadas texturas e padrões, os painéis de macramê são peças versáteis que adicionam um toque de estilo e elegância a qualquer ambiente.

Sandra Rocha comenta sobre a técnica do macramê: “Esse nó é visto como um símbolo de amor e união, e muitas pessoas acreditam que usá-lo pode ajudar a atrair amor e harmonia em suas vidas. Além disso, a prática do macramê também pode ser usada como uma forma de meditação em movimento”. 

O amigurumi

O amigurumi é uma técnica de artesanato que surgiu no Japão nos anos 80. Consiste em criar bonecos, animais, objetos e personagens infantis, usando crochê, tricô, costura ou bordado. A palavra “amigurumi” é de origem japonesa e significa “boneco de crochê ou tricô”. É formada por duas palavras japonesas: “ami”, que significa “trançado”, e “migurumi”, que significa “boneco de pelúcia”. 

“Sabendo fazer crochê fica mais fácil a excursão do trabalho, esse modelo de bichinhos é para iniciantes do amigurumi. Acredito que nesses dias de curso nossas alunas – e alunos também –  vão sair com seus bichinhos prontos e confiante para fazer outro com a receita que vou oferecer”, assegura Andreia.

O FORMACULTURA

O FORMACULTURA segue acontecendo até março de 2025, nas cidades de Barra do Garça, Pontal do Araguaia e Araguaiana. Para saber mais sobre a programação e os participantes das oficinas e exposições, acesse o site e as redes sociais do Mutirum Instituto de Cultura (@mutirumcultura).

O projeto objetiva fortalecer as políticas públicas de cultura na região do Portal do Araguaia, integrando mapeamento, organização, formação e difusão cultural, com ênfase na valorização da identidade regional e na economia criativa.

Idealizado pelo Consórcio Intermunicipal do Portal do Araguaia, o FORMACULTURA é executado pelo Mutirum Instituto da Cultura em parceria com as prefeituras de Araguaiana, Barra do Garças e Pontal do Araguaia.

Um comentário em “FORMACULTURA promove oficina de Macramê e Crochê Amigurumi, em Barra do Garças”

  1. Maravilha creio que vai ser de grande importância estas oficinas além do macrame está em moda como decoração e vestes. A demanda é grande. Fica grata está com o COM O INSTITUTO MUTIRUM MAIS uma vez…gratidão. a equipe.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Precisa de ajuda?