A exposição ficará disponível de 20 de fevereiro a 20 de março, na Galeria da BDB, e contará com um evento especial de abertura, o espetáculo do grupo Merceditas
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, abre suas portas para a exposição Memórias Femininas da Construção de Brasília, um tributo às mulheres que desempenharam papéis fundamentais na construção da capital do país. A exposição ficará disponível de 20 de fevereiro a 20 de março, na Galeria da BDB, e contará com um evento especial de abertura, o espetáculo Como La Cigarra, do grupo Merceditas, no dia 20 de fevereiro, às 19 horas.
Com curadoria e coordenação da historiadora cultural Tânia Fontenele, a exposição resgata a trajetória de mulheres pioneiras que, mesmo enfrentando desafios e condições adversas, tiveram papel essencial na construção de Brasília. Por meio de documentos históricos, objetos raros, imagens da década de 1960 e ambientes cenográficos, a exposição transporta o público para os primeiros anos da capital. Parteiras, lavadeiras, engenheiras e médicas ganham voz nessa narrativa visual e sensorial.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
Com um extenso currículo na área de gênero, memória e história cultural, a curadora Tânia Fontenele é doutora em História Cultural pela Universidade de Brasília (UnB) e Universidade de Montreal, mestre em Psicologia Social pela UnB e especialista em Políticas Públicas e Gênero pela Flacso-Argentina. Sua trajetória inclui pesquisas premiadas e a direção de documentários sobre a história das mulheres no Brasil.
Para celebrar a abertura da exposição, o grupo Merceditas apresenta o espetáculo Como La Cigarra. Inspirada na música da compositora argentina María Elena Walsh, a apresentação une interpretações musicais e performances cênicas para homenagear o protagonismo feminino na cultura latino-americana. O público será conduzido por um repertório emocionante, que inclui clássicos como Acima Vai Quente o Sol, Alfonsina y El Mar e Canción con Todos. Entre os destaques estão a voz e percussão de Cely Curado, a voz e o cajón de Ednea Fagundes, o piano, a voz e a direção musical de Eleni Fagundes e as performances cênicas de Lis Carvalho, com voz e flauta.
“A exposição Memórias Femininas da Construção de Brasília e o espetáculo Como La Cigarra reafirmam a importância de preservar e valorizar as histórias das mulheres que ajudaram a construir Brasília, promovendo reflexão e reconhecimento”, ressalta o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração nº 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Serviço
Exposição: Memórias Femininas da Construção de Brasília
Período: 20 de fevereiro a 20 de março de 2025
Abertura: Espetáculo Como La Cigarra
Data e horário do espetáculo: 20 de fevereiro de 2025, às 19h
Local: Biblioteca Demonstrativa, 506/507, Asa Sul, Brasília (DF)
Fonte: MinC