Evento fomenta cultura regional, gera renda e fortalece autoestima de artesãs que encontraram no ofício um novo começo
Mais uma edição da Feira Cultural Artesanato na Praça foi realizada na última quinta-feira (10.04), na Praça Alencastro, em Cuiabá, com uma programação que se estendeu das 8h às 16h e contou com diversas atrações artísticas. A iniciativa tem como objetivo fomentar o artesanato como instrumento de integração social, valorização da cultura local e geração de renda para dezenas de artesãs que veem na atividade uma forma digna de sustento e reconstrução pessoal.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
Idealizado pela professora e ex-vice-prefeita de Cuiabá, Jacy Proença, o projeto tem se destacado por impactar positivamente a vida de muitas mulheres, especialmente àquelas que enfrentaram situações de vulnerabilidade social e violência doméstica.
“Por meio do projeto, muitas mulheres conseguiram obter independência financeira, aumentaram a autoestima e passaram a conhecer melhor as expressões culturais da nossa cidade. Tornaram-se empreendedoras. É um projeto que muda vidas”, destacou Jacy.
A programação artística da feira incluiu uma diversidade de estilos e talentos regionais. A abertura ficou por conta dos cantores gospel Thom & Dama, seguida pelas apresentações do trompetista Tony Maia e do violonista Marinho 7 Cordas. A cantora Leny Nobre se apresentou ao lado do pianista Allan Ferreira, e também marcaram presença no palco o grupo Siriri Elétrico, Tomaz do Rasqueado, Alex Plácido, Semites, Manoel 7 Cordas, o humorista Weber Fraga com sua personagem Comadre do Brasil e o mestre da viola de cocho Alcides Ribeiro.
A Feira Cultural já se consolidou como um espaço de valorização da arte popular cuiabana e de incentivo ao empreendedorismo feminino, reunindo cultura, arte e superação em um mesmo cenário.
Além da professora Jacy Proença o projeto é coordenado pela ERP Company e a Central Única das Favelas (CUFA) e a realização é da Unemat e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel). Também conta com o apoio institucional da professora Rosa Neide.
Da Assessoria