Com carga horária de 12 horas e transmissão via Google Meet, a atividade busca capacitar os participantes para o uso eficiente da ferramenta do Governo Federal
A Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB), do Ministério da Cultura, realiza, entre os dias 22 e 24 de abril, a oficina on-line Prestação de Contas no TransfereGov: Gestão e Transparência na Administração Pública. Gratuita, a atividade é voltada ao terceiro setor, como profissionais envolvidos na administração de recursos públicos. A formação será conduzida por Márcio Sousa, especialista em transferências discricionárias e prestação de contas.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
Com carga horária de 12 horas e transmissão via Google Meet, a atividade busca capacitar os participantes para o uso eficiente da plataforma TransfereGov, ferramenta do Governo Federal voltada à gestão de convênios e transferências voluntárias. Sendo o conteúdo:
- Introdução ao Transfere Gov – primeiro dia;
- Fluxo de Prestação de Contas – segundo dia;
- Documentação e Requisitos Legais e Análise e Correção de Pendências – terceiro dia;
- Transparência e Conformidade – quarto e último dia.
A oficina oferece certificado de participação para aqueles que estiverem presentes em todas as aulas. As inscrições estão abertas e podem ser feitas até às 18 horas do dia 21 de abril de 2025 por meio do link do formulário disponível aqui.
“O fortalecimento do terceiro setor passa, necessariamente, pela qualificação de quem atua na gestão de recursos públicos. Essa oficina é uma oportunidade para aprofundar conhecimentos sobre a prestação de contas com responsabilidade, clareza e alinhamento às exigências legais, promovendo mais segurança e eficiência nas parcerias com o poder público”, afirma o coordenador da Biblioteca Demonstrativa, Sebastião Lima Filho.
Sobre o facilitador
Márcio Sousa é pedagogo, com pós-graduação em Psicopedagogia e em Gestão de Projetos Social e Educacional. Atualmente cursa o quarto período de Direito e possui especializações em Transferências Discricionárias e Prestação de Contas de convênios e instrumentos congêneres. É também certificado pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).
Sobre a programação cultural da BDB
A programação cultural da Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles é realizada por meio do Termo de Colaboração n.º 950548/2023, celebrado entre o Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), e o Instituto Incluir, uma organização da sociedade civil. Fundada em 1970 e localizada em Brasília, Distrito Federal, essa instituição tem caráter público federal. Com a missão de ser uma biblioteca experimental que promove novos paradigmas de normatização e disseminação de boas práticas no campo das bibliotecas públicas, buscando sempre estar na vanguarda. Além disso, ela desempenha um papel fundamental na democratização do acesso à leitura, na formação de novos leitores, na promoção da literatura brasileira e na contribuição para o aprimoramento dos profissionais que atuam em todo o Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.
Fonte: MinC