Para oficializar sua expansão, o instituto promoverá nos próximos meses uma programação que inclui evento de inauguração, ciclo de oficinas, residência em cenografia e o lançamento de um site
O Labirinto Espaço Criativo mudou de nome e de endereço. Agora passa a se chamar Labirinto Instituto Criativo, com sede no centro de Cuiabá, após um ciclo de 3 anos no bairro Bandeirantes. O novo local, situado na Travessa João Dias, nº 388, próximo ao Cine Teatro Cuiabá, oferece um espaço mais amplo e bem localizado. Essa mudança oficializa a transformação do Labirinto em um instituto, favorecendo assim a expansão de suas atividades de pesquisa, criação artística e formação em artes.
Desde a sua fundação, o Labirinto tem promovido a conexão entre artistas e agentes culturais de Cuiabá e de outras regiões, tornando-se um ponto de encontros e experimentações entre diferentes linguagens artísticas. Ao longo dos anos, tornou-se um ambiente para artistas, profissionais criativos e educadores aperfeiçoarem suas habilidades e desenvolverem projetos, ampliando as trocas e a circulação de ideias no campo da arte e da cultura. Esse foi um dos fatores que levou à demanda por uma sede maior, que agora conta com dois pavimentos e uma área externa. Além disso, sua localização no centro histórico facilitará o acesso e o fortalecimento do vínculo com a comunidade.
Para Douglas Peron, membro-fundador e diretor do Labirinto Instituto Criativo, a evolução para o instituto surge em resposta a uma lacuna na formação artística em Cuiabá e Mato Grosso, identificada a partir da análise do mercado cultural local. “Somos artistas e pesquisadores que acreditam na formação artística como um catalisador de talentos e um meio de geração de renda para a população. Nosso objetivo, a médio e longo prazo, é consolidar o Labirinto Instituto Criativo como uma referência na criação de novas perspectivas artísticas para o estado”, afirma Douglas.
Essa transformação institucional é resultado da parceria com a Fundação FALM, por meio do edital de Fortalecimento de Capacidades Institucionais promovido em 2023. O Labirinto foi contemplado com o objetivo de implementar um plano de desenvolvimento institucional, possibilitando assim a ampliação de suas capacidades de ação. O edital teve como propósito fortalecer organizações, movimentos sociais e coletivos comprometidos com o avanço dos direitos humanos, a educação, a cultura e o desenvolvimento comunitário. Para Millena Machado, artista e uma das fundadoras do Labirinto, “o apoio da FALM e a realocação para um espaço com mais estrutura para receber parceiros se dá em um momento propício para conceber novos projetos e contribuir para o fortalecimento da cultura em solo cuiabano”.
Programação especial
Até maio de 2025, o Labirinto estará promovendo uma Residência em Cenografia para Ambientes Expositivos, primeiro projeto do instituto nesse formato. A residência teve início já em março deste ano e promove o intercâmbio entre Mato Grosso e Alagoas, possibilitando trocas profissionais entre o artista Douglas Peron (MT) e o cenógrafo e designer Daniel Cavalcante (AL). O projeto conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult).