Reinados, Congados e Congadas estão em processo de registro como Patrimônio Cultural do Brasil
Nesta quarta-feira (23/04), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), comunicou que está em trâmite o processo administrativo referente à proposta de registro dos Saberes do Rosário – Reinados, Congados e Congadas – como Patrimônio Cultural do Brasil. O objetivo do comunicado é permitir que a sociedade apresente, no prazo de 30 dias, manifestações sobre o bem cultural.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
A sociedade pode se manifestar sobre o pedido de registro até o dia 23 de maio de 2025. As manifestações devem ser encaminhadas para o endereço eletrônico dpi@iphan.gov.br ou enviadas como correspondência para o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural – Presidente – SEPS 702/902, Centro Empresarial Brasília 50, Bloco B, Torre Iphan, 5º Andar – Brasília – Distrito Federal – CEP: 70390-135, ou então para o Protocolo Digital do Iphan.
Finalizado o prazo para manifestação, o processo será encaminhado para análise do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, órgão colegiado de decisão máxima do Iphan para os processos de reconhecimento do Patrimônio Cultural do Brasil.
Saberes do Rosário: Reinados, Congados e Congadas
Os Saberes do Rosário são um conjunto diverso e dinâmico de práticas culturais, espirituais e sociais amplamente difundidas nos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás. Essas manifestações envolvem a devoção à Nossa Senhora do Rosário e a outros santos negros, como São Benedito e Santa Efigênia, e incluem a realização de rituais como coroações de reis e rainhas congos, cortejos, danças, cantos, rezas e celebrações comunitárias. Além do período festivo, esses saberes são vivenciados no cotidiano por meio da transmissão de conhecimentos entre gerações, incorporando aspectos materiais, espirituais e simbólicos que conectam os participantes à sua ancestralidade africana.
Caracterizados pela diversidade, os Saberes do Rosário apresentam variações locais em sua nomenclatura e organização, como os termos “Congados” e “Reinados”, usados para descrever práticas específicas dentro do universo devocional. Apesar das diferenças, todas as manifestações compartilham um forte componente espiritual e comunitário, reforçando valores de solidariedade, resistência cultural e memória coletiva. As celebrações, que incluem músicas, danças e narrativas, integram uma rica tradição oral e visual, marcada pela presença de instrumentos como tambores e caixas, além de indumentárias ornamentadas que expressam a estética e a cosmologia afrobrasileira.
Fonte: MinC