Distrito Drag se une ao Hemocentro para estimular a prática no dia em que se celebra cinco anos de decisão do STF que garante o direito à pessoas LGBTQIA+
Para celebrar o direito da população LGBTQIA+ de fazer doações de sangue, o coletivo Distrito Drag realiza uma a ação Diversidade pela vida nesta quonta-feira (8 de maio). Em parceria com o Hemocentro do Distrito Federal, a atividade tem o objetivo de estimular que pessoas LGBTQIA+ reconheçam e se sintam motivadas fazer doações. Para participar, basta acessar o formulário disponível no link bit.ly/DiversidadePelaVida e, em seguida comparecer ao Hemocentro (Setor Médico Hospitalar Norte, Quadra 3, Conjunto A, Bloco 3).
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
O Distrito Drag disponibiliza um ônibus para quem se cadastrar para a ação, com saída às 8h30 desta quinta, da sede da entidade (SCS Quadra 2, Bloco C, Edificio Jamel Cecílio, 7º andar, Asa Sul). De acordo com Hemocentro, para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 51 kg e estar saudável. Quem passou por cirurgia, exame endoscópico, faz uso de medicamentos ou adoeceu recentemente deve consultar o site do Hemocentro para verificar se está apto a doar. Todos critérios necessários para fazer as doações estão disponíveis no site da entidade (bit.ly/CritériosDoação).
Desde 8 de maio de 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) declarou inconstitucional o impedimento à doações de sangue por quem têm relações sexuais com pessoas do mesmo gênero. Desde então, passando pelos mesmos critérios que qualquer doador, ficaram livres as doações feitas por pessoas LGBTQIA+. Para Aline Côrtes, coordenadora de Direitos Sociais do Distrito Drag, a data é um marco na luta contra a discrimininação. “É nesse espírito de celebração por direitos conquistados que idealizamos essa ação, reafirmando nosso compromisso com a vida e solidariedade ativa”, afirma.
Rede pública
Toda a rede pública de saúde do Distrito Federal é abastecida pelas doações recebidas pelo Hemocentro de Brasília. Unidades de saúde e instituições conveniadas, como o Hospital da Criança, o Instituto de Cardiologia do DF e o Hospital das Forças Armadas, são beneficiadas pelos estoques da entidade.
SERVIÇO
Diversidade Pela Vida – Doe Sangue
8 de maio (quinta), às 8h30
Para doar, acesse o link https://bit.ly/DiversidadePelaVida
Regras para doações: bit.ly/CritériosDoação
Instagram: instagram.com/distritodrag