Programação conta com exposições de artesanato e muito mais
Da Redação
No próximo sábado (10), a Cervejaria Cuiaverá será palco da primeira edição da Cuiafeirá – Especial Dia das Mães, evento que reúne artistas, músicos e empreendedores da economia criativa local para um dia de celebração, trocas e presentes feitos com alma e história. A feira, que acontece das 16h às 22h, propõe uma experiência de consumo consciente, valorizando o trabalho manual e a produção autoral, em sintonia com a proposta de fortalecer a cultura e a economia regional.
Segundo Adriana Milano, curadora do evento, a Cuiafeirá nasceu com o objetivo de valorizar e fortalecer a economia criativa e o pequeno empreendedor local, com ênfase no fazer artístico e no trabalho manual. “A feira foi criada especialmente para o Dia das Mães como uma forma de incentivar a compra de presentes afetivos, únicos e feitos à mão, que carregam significado e cuidado – conectando o afeto materno à dedicação dos artistas e artesãos locais”, destaca.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
A curadoria dos participantes, conforme explica Adriana, priorizou a qualidade, autenticidade e exclusividade dos trabalhos. “Cada produto selecionado carrega a força do fazer manual, revelando o cuidado nos detalhes e o valor do processo artesanal, que foge da lógica da produção em massa. Os músicos foram escolhidos por seu compromisso com a música brasileira de qualidade, promovendo sonoridades que valorizam a cultura e a identidade do país”, afirma.
O público encontrará na Cuiafeirá uma diversidade de produtos e experiências: cerâmicas autorais, acessórios exclusivos, desenhos e relicários, chapéus e bolsas artesanais, encadernações criativas, mosaicos, peças de moda circular, arte indígena, leitura de tarô, velas aromáticas, incensos artesanais, além de livros, vinis e obras de escritores locais. Para quem busca sabores especiais, haverá comidas tradicionais e veganas, bebidas, chopes, drinks, doces e mel natural. “É um espaço onde o consumo se alia ao afeto, à cultura e à economia criativa”, resume Adriana.
A valorização da cultura local é um dos pilares do evento. A feira busca valorizar a cultura e a economia local ao dar espaço e visibilidade a expositores que representam a diversidade criativa do Mato Grosso. Isso se reflete na presença de produtos de autoria indígena, que carregam saberes ancestrais e fortalecem identidades culturais muitas vezes invisibilizadas.
Entre os desafios para viabilizar a Cuiafeirá, Adriana cita a construção de uma curadoria representativa e a mobilização de uma rede de apoio. “Selecionar expositores e músicos comprometidos com a causa exige sensibilidade e atenção. A viabilização da feira depende de uma boa rede de apoio – encontrar parceiros e apoiadores que colaborem com a estrutura e a produção sempre é uma etapa desafiadora. A divulgação também se mostrou um ponto crucial, demandando estratégias criativas para alcançar o público certo e mobilizar a comunidade”, relata.
O evento conta com apoio da Assembleia Social, braço da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, além da participação dos próprios expositores. A expectativa é que a Cuiafeirá se torne um evento bimestral na Cervejaria Cuiaverá, fortalecendo ainda mais o cenário da economia criativa local.