Recursos do FSA vão financiar a produção de longas-metragens para salas de cinema
O MinC e a Ancine publicaram na segunda-feira, 19 de maio, a CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA – COPRODUÇÃO BRASIL – PORTUGAL 2025 para a seleção, por meio de concurso público, de propostas de produção independente de longas-metragens dos tipos ficção, documentário e animação, realizadas em regime de coprodução internacional com Portugal. Os recursos do Fundo Setorial do Audiovisual representam um investimento de aproximadamente R$ 2,32 milhões.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
Os projetos, com destinação inicial ao mercado de salas de cinema, devem ser apresentados por produtoras brasileiras independentes, que participem na condição de coprodutoras minoritárias.
Paralelamente ao Edital anunciado pelo Brasil, o Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal – ICA realiza uma Chamada Pública voltada aos projetos em que a parte minoritária seja portuguesa, no valor equivalente a 350 mil euros.
A decisão de investimento ficará a cargo de uma Comissão de Seleção mista, formada por profissionais do setor audiovisual e por servidores da ANCINE e do ICA. O Edital estará aberto para inscrições entre os dias 2 de junho e 12 de setembro.
A CHAMADA PÚBLICA BRDE/FSA – COPRODUÇÃO BRASIL – PORTUGAL 2025 e seus anexos podem ser acessados no endereço eletrônico www.brde.com.br/fsa.
Fonte: MinC