O objetivo é identificar os riscos mais frequentes nos museus universitários
OInstituto Brasileiro de Museus (Ibram) está realizando, com o apoio da Rede Brasileira de Coleções e Museus Universitários, a “Pesquisa de Gestão de Riscos para os Museus Universitários”, que tem como objetivo identificar os riscos mais frequentes nos museus universitários.
Acesse o grupo do WhatsApp do Mutirum e fique por dentro das notícias culturais!
A coleta de dados visa subsidiar as ações implementadas pelos programas do Instituto, além de produzir conhecimento sobre o setor, que poderá ser compartilhado com pesquisadores e utilizados na produção de indicadores para o aperfeiçoamento dos museus.
Até o dia 30 de junho de 2025, os museus universitários podem participar da pesquisa, respondendo ao questionário online disponível em: Pesquisa de Gestão de Risco para Museus Universitários – MuseusBr.
O questionário está dividido em quatro blocos temáticos, com questões objetivas, e pode ser respondido em cerca de 30 minutos. Para acessá-lo, é necessário realizar o cadastro na Plataforma MuseusBr. Caso ainda não possua o cadastro, acesse o Manual da Plataforma MuseusBr.
O resultado da pesquisa será apresentado e debatido no Seminário sobre Fiscalização Museal que ocorrerá no 8º Fórum Permanente de Museus Universitários, em Fortaleza/CE, de 25 a 29 de agosto de 2025, e, depois, divulgado no site do Ibram.
Dúvidas podem ser encaminhadas à Coordenação de Gestão de Riscos e Fiscalização Museal – COGEFIM, pelo e-mail: cogefim@museus.gov.br ou telefones (61) 3521-4428 / 4406 / 4254.
Fonte: MinC